logo

10/12/2016 08:38

Veja o que deu certo e o que deu errado no 2016 do Cruzeiro

Henrique Fernandes aponta chegada de Mano como ponto alto da temporada

Veja o que deu certo e  o que deu errado no 2016 do Cruzeiro
Mano Menezes terá a última partida do Cruzeiro na temporada (Foto: Washington Alves/Light Press)

A temporada termina para o Cruzeiro com saldo negativo. O clube passou em branco e não conquistou nenhum título. Foi eliminado na primeira fase da Primeira Liga, nas semifinais do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil e lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Ficou livre apenas nas últimas rodadas e passou longe de conseguir vaga na Taça Libertadores. Alguns pontos ficam claros na temporada. Houve problemas no planejamento para a temporada e também na política de contratações.

Segundo o comentarista Henrique Fernandes, da TV Globo e do SporTV, o Cruzeiro ultrapassou a margem de erro que poderia ter na temporada.

- A política de contratações no início do ano, com foco em jovens jogadores e atletas estrangeiros, foi a primeira falha de planejamento do Cruzeiro. Quando se monta elenco, é natural uma margem de erro quanto aos reforços, mas o Cruzeiro ultrapassou essa margem em muito.

Logo após o fim do Mineiro, se viu obrigado a negociar alguns atletas para abrir espaço para reforços que realmente poderiam qualificar o elenco. Outro problema de planejamento foi a escolha do treinador para substituir Deivid. A aposta no ex-auxiliar do Mano foi uma tentativa de manter o planejamento que vinha com Mano Menezes em 2015, mas Deivid apresentou uma ideia de futebol diferente da que o clube tinha no ano passado, e os resultados não ajudaram.

A demissão se deu de forma natural, mas no momento errado. Com poucos nomes disponíveis no mercado, o clube apostou em um treinador estrangeiro com a temporada em andamento, o que é sempre um risco. Paulo Bento precisaria de muito mais tempo para conhecer e entender o futebol brasileiro e o clube. Não teve.

Nem tudo, porém, foi ruim, no ano do Cruzeiro. A campanha no returno do Brasileirão foi a quinta melhor, contrastando muito com o antepenúltimo lugar do turno. Após a chegada de Mano Menezes, o time evoluiu muito. Para Henrique Fernandes, a mudança na política de contratações também contribuiu para que o fim de ano fosse um pouco melhor para os cruzeirenses.

- Da metade do ano para frente, o Cruzeiro passou a ter notícias melhores sobre a temporada. A movimentação no mercado na “segunda janela” trouxe bons nomes como Robinho, Rafinha, Sóbis e Ábila, que podem ser a espinha dorsal para o time no no ano que vem.

Mas a grande notícia foi o retorno de Mano Menezes, o profissional ideal para reorganizar. Com a passagem recente no clube em 2015 e a capacidade de Mano, o treinador teve adaptação rápida e conseguiu a recuperação do time no Brasileiro.

O Cruzeiro chega a 2017 com uma ideia bem clara de time e o treinador também já detectou as carências do elenco. Dentro de campo, o Cruzeiro é um time mais confiável. Até mesmo o problema que talvez tenha incomodado mais os torcedores em 2016, o excesso de derrotas em casa, parece estar resolvido.

O Cruzeiro encerra a temporada neste domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, contra o Corinthians. A equipe apenas cumpre tabela na última rodada e vai começar a realizar o planejamento para o próximo ano.


Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo e do Sportv (Foto: GloboEsporte.com)

984 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.