No futebol, poucas relações são tão próximas quando a do preparador de goleiros e os arqueiros. E foi exatamente este vínculo que se mostrou primordial na conquista do tricampeonato da Copa União Sub-16 pelo Cruzeiro sobre o Atlético-MG, na casa do rival, nesta quarta-feira.
Treinado diariamente pelo preparador de goleiros Luiz Fernando Passos, o arqueiro Robson foi decisivo e, após um empate por 2 a 2 no tempo normal, pegou a primeira das cobranças do Atlético-MG e foi fundamental para o título celeste. Após a conquista, o camisa 1 enalteceu o trabalho da comissão técnica, em especial de seu velho companheiro de treinos.
“Antes dos pênaltis, ele me disse que eu tinha um grande futuro pela frente e pediu para me concentrar e pegar os pênaltis para saírmos vitoriosos daqui de dentro. O Luizinho sempre me incentivou a nunca desistir. Sempre me manteve com os pés no chão, trabalhou comigo. Divido minha defesa com ele, com os jogadores e toda a comissão”, colocou o goleiro, que comemorou bastante o título pelo Maior de Minas.
“É muito bom vestir a camisa do Cruzeiro e trabalhamos dia a dia com nosso preparador de goleiros para fazer isso mesmo. É muito bom ser campeão pelo Cruzeiro, um time grande e vitorioso e ainda mais na casa do rival”, completou.
Também em clima de total celebração, Luiz Fernando comentou sobre o convívio com os goleiros da base celeste, ressaltando a forma exigente, mas também humana com que se relaciona com seus pupilos.
“Me sinto lisonjeado por estar numa equipe tão grande como o Cruzeiro e conquistar mais um título da Copa União. Com os goleiros é uma integração total. Uma relação muito sadia, de muita cobrança e muita amizade. Temos que entender que estamos jogando numa equipe muito grande, então, a cobrança tem que vir de baixo”, colocou Luiz Fernando, que também falou sobre as instruções passadas a Robson antes dos pênaltis.
“Na hora do pênalti, a gente passa a concentração para que o goleiro se sinta mais à vontade. Mentalizamos junto, falamos da importância da defesa do primeiro pênalti. Isso já é estudo, na maioria das vezes quando o goleiro pega o primeiro pênalti, a equipe sai com a vitória. E aconteceu isso com a gente nesta final. O Robson é um excelente garoto, excelente goleiro e foi bem na partida de hoje. Muito consciente e concentrado. Que ele tenha um futuro promissor”, concluiu.
Jogos do Cruzeiro Sub-16 na Copa União
Turno
22/08 – Cruzeiro 1 x 2 Filhos do Vento – gol: Davi Maciel
31/08 – Rubro Negro 0 x 3 Cruzeiro – gols: Pedro Henrique, Arthur Bessa e Thiago Nascimento
05/09 – Cruzeiro 5 x 2 CBF Contagem – gols: Thiago Nascimento, Sávio, Pedro Venaque, Matheus Felipe e um gol contra
12/09 – Cruzeiro 2 x 2 América-MG – gols: Vinícius (2)
20/09 – Cruzeiro 2 x 0 Cruzeiro Internacional – gols: Matheus Felipe e Nathan Bernardes
26/09 – Chute Inicial 2 x 0 Cruzeiro
03/10 – Atlético-MG 1 x 0 Cruzeiro
Returno
10/10 – Cruzeiro 3 x 1 Filhos do Vento – gols: Diego; Vinícius e Arthur Bessa
17/10 – Cruzeiro 7 x 0 Rubro Negro - gols: Vinícius (2), Pedro Venaque, Erick, Ruandre, David e Diego
24/10 – CBF Contagem 0 x 11 Cruzeiro – gols: Diego (2), Nathan Bernardes (2), Thiago Nascimento (2), Vinícius, Pedro Venaque, Erick, Vitor e Klisman
28/10 – América-MG 1 x 2 Cruzeiro – gols: Marco Antônio e Diego
07/11 – Cruzeiro Internacional 1 x 3 Cruzeiro – gols: Vinícius (3)
14/11 – Cruzeiro 3 x 2 Chute Inicial – gols: Vinícius, Edu e Erick
21/11 – Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG – gols: Vinícius e David Andrade
Final
30/11 – Atlético-MG 2 (2) x 2 (4) Cruzeiro – gols: Diego e Caio
Artilharia do Cruzeiro Sub-16
11 gols: Vinícius
6 gols: Diego
4 gols: Thiago Nascimento
3 gols: Pedro Venaque, Erick e Nathan Bernardes
2 gols: Matheus Felipe, David Andrade e Arthur Bessa
1 gol: Davi Maciel, Edu, Pedro Henrique, Sávio, Ruandre, Vitor, Klisman, Caio e Marco Antônio