logo

24/11/2016 12:55

Laudo aponta que cruzeirense morreu por choque elétrico no Mineirão

Eros Belizardo morreu no jogo entre Cruzeiro e Grêmio, após confusão. Ele tomou choque em tomada de 220 volts durante briga, disse o delegado

Laudo aponta que cruzeirense morreu  por choque elétrico no Mineirão
Eros Dátilo Belizardo, torcedor do Cruzeiro que morreu no Mineirão mês passado

A Polícia Civil disse que a causa da morte de um torcedor no Mineirão, no último dia 27 de outubro, foi choque elétrico em uma tomada durante embate com seguranças. Apesar da briga, o delegado Luiz Otávio Mattosinhos disse que não houve crime, já que a morte foi causada por acontecimentos "que fogem do controle da vontade humana". O resultado da investigação foi divulgado nesta quinta-feira (24), em Belo Horizonte.

Eros Dátilo Belizardo, de 37 anos, se envolveu em uma confusão com seguranças que prestavam serviço para a Minas Arena, administradora do estádio, durante o jogo entre Cruzeiro e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Ele chegou a ser socorrido no Mineirão e levado para o hospital de Pronto-Socorro Odilon Behrens, mas não resistiu.
O delegado explicou que Eros assistia ao jogo ao lado de uma amiga em um setor do Mineirão. Em dado momento, ele quis passar a outro setor, mas não conseguiu porque havia uma grade para impedir, justamente, a passagem de torcedores. Em uma segunda tentativa, ele passou por uma fresta, mas o segurança do local tentou impedir.

Segundo o delegado, os dois entraram em luta. Durante a briga, os dois bateram contra a porta de um depósito, que estava trancada. Eles entraram na sala ainda em luta, quando esbarraram em uma lanterna que estava sendo carregada com o uso de um adaptador de tomadas, conhecido com "benjamim". A lanterna caiu e o acessório foi quebrado, deixando o circuito elétrico interno exposto. A tomada onde estava o benjamim tem tensão de 220 volts, que causou a morte de Eros quando ele encostou as costas.

"Eu não diria fatalidade e sim um caso fortuito. Esse é o nome técnico. Realmente acontecimentos imprevisíveis, inevitáveis, que fogem do controle da vontade humana", disse o delegado Luiz Otávio Mattosinhos.

Segundo Mattosinhos, o inquérito ainda não foi concluído porque faltam anexar dois laudos e colher depoimentos de pessoas. Mas o delegado adiantou que ninguém será indiciado. A Minas Arena também não será responsabilizada, já que o depósito estava trancado e a voltagem da tomada é permitida.

Um vídeo recebido no Whatsapp do MGTV mostra o torcedor morto nesta quarta-feira (26) após uma confusão no jogo Cruzeiro e Grêmio, Eros Dátilo Belizardo, de 37 anos, caído no saguão do Mineirão, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte (veja no vídeo abaixo). As imagens também mostram uma discussão entre outros torcedores, que afirmaram que a vítima havia sido agredida, e seguranças, que tentavam impedir a filmagem.

- O rapaz pegou ele, o segurança, deu nele um mata leão e já foi levando ele, abriu a porta de um quartinho e foi levando ele para dentro. Nisso, ele foi asfixiando, tampando a boca dele. Nisso, ele esmoreceu e caiu no chão. Eles voltaram com ele e colocaram ele no chão e pediram socorro”, contou a cuidadora de idosos Alessandra Luciana de Abreu.

- A gente quer justiça, a gente quer as imagens, é o nosso direito, é o direito do torcedor porque a gente paga o ingresso. A gente está no estádio e não vai aceitar perder um amigo assim”, disse o autônomo Felipe Luís Santos de Oliveira.

Durante a madrugada, integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro invadiram o estacionamento do Mineirão, onde seguranças estariam prestando depoimento. Policiais do Batalhão de Choque chegaram em seguida e dispensaram os torcedores com bombas de efeito moral.

No dia seguinte à nota, a Minas Arena lamentou a morte do torcedor e informou que “tem total interesse no esclarecimento do assunto de forma séria e verdadeira, acompanha de perto e aguarda a apuração dos fatos pelas autoridades competentes”.

Também em nota, a diretora do Cruzeiro informou que viu com grande tristeza a notícia sobre a morte do torcedor e que está acompanhando de perto os esclarecimentos do fato para que toda a sociedade possa ser informada sobre os motivos que levaram o torcedor a morte. O clube também se solidarizou com a família do torcedor.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte disse por meio de nota que o paciente deu entrada no Hospital Odilon Behrens às 23h07, e que ele chegou em uma ambulância particular que atende no Mineirão. O órgão informou que o paciente chegou já sem vida – apresentando múltiplos traumas – e que a morte foi oficialmente declarada às 23h16.

A Prosegur, empresa responsável pelos seguranças, disse em nota que lamentava o ocorrido e que está colaborando com a polícia na investigação.

1422 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.