23/11/2016 10:23
Cruzeiro quer aprender com erros de 2016 e tirar lições para o próximo ano
Temporada foi marcada por fracassos dentro de campo e por várias trocas de técnicos
Henrique elogiou o bom relacionamento de Mano Menezes com o elenco cruzeirense (Foto: Pedro Vilela/Light Press)
O ano de 2016 foi muito difícil para o Cruzeiro. E talvez, por isso mesmo, seja um ano para não ser esquecido. O time fracassou em todas as competições que disputou. Foi eliminado na primeira fase da Primeira Liga, nas semifinais do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, e lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro até as rodadas finais. Os momentos bons foram raros, mas existiram. Os principais foram as duas vitórias sobre o rival Atlético-MG (veja acima os melhores momentos do 3 a 2 do primeiro turno do Brasileirão, no Independência), a classificação na Copa do Brasil sobre o Corinthians e o ressurgimento no Brasileirão após a chegada de Mano Menezes. O Cruzeiro chegou a ser o lanterna da competição e vai terminar o ano com honra.
Por esta soma de fatores, os jogadores do Cruzeiro acreditam que há muitas lições a serem tiradas em 2016. O capitão Henrique espera que todos no clube possam aprender com os erros e não repeti-los. Para o volante cruzeirense, o time tem que disputar títulos e não lutar na parte de baixo da tabela.
- Um ano que não podemos esquecer. Porque nos traz muitos ensinamentos e muito aprendizado. Por mais que não tenha sido um ano bom, nos traz muitas lições. Que sirva para que a gente, nos anos seguintes, não cometa os mesmos erros e pense grande, como o Cruzeiro sempre foi, disputando títulos e brigando lá na frente. É isso que nós esperamos e isso que vamos lutar para fazer.
Titular absoluto
O goleiro Rafael, que também pode ser considerado um aspecto positivo da temporada, já que substituiu Fábio à altura, espera que, em 2017, o Cruzeiro volte a trilhar o caminho de conquistas.
- Eu acho que temos que tirar aprendizado de todos os anos, de todas as competições. Tenho certeza que 2017 vai ser um bom ano, como 2013 e 2014. O Campeonato Brasileiro tem equipes muito próximas, são jogos equilibrados desde o início. O líder perde para o lanterna, às vezes. Nenhuma equipe mantém o nível o tempo todo, há muita oscilação. Este ano de 2016 não foi o ano que gostaríamos, mas tenho certeza que 2017 será diferente.
Vida mais fácil com Mano
O excessivo número de trocas de treinador atrapalhou muito o Cruzeiro em 2016. O time começou a temporada com Deivid, que foi demitido após a eliminação no Campeonato Mineiro. Ficou três jogou sendo comandado interinamente por Geraldo Delamore, até a chegada de Paulo Bento. Com o português, o Cruzeiro chegou a ser lanterna do Brasileirão e a ter a pior defesa entre os 20 times da competição. A vida da Raposa só melhorou após a chegada de Mano Menezes, mas ainda assim o time não brilhou, mesmo tendo chegado entre os quatro melhores da Copa do Brasil. Para 2017, no entanto, a expectativa dos jogadores é outra, com Mano Menezes desde o começo.
O goleiro Rafael elogia o treinador e acredita que, com uma pré-temporada bem feita, o Cruzeiro tem tudo para brilhar ano que vem.
- O Mano é um grande treinador. Um treinador que nos ajudou muito e conhece a estrutura do clube e os jogadores. A manutenção dele será de muita importância. Ele conhece todos os jogadores que tem à disposição e já tem uma ideia do que vai fazer. Nem preciso fazer da qualidade dele como treinador.
Henrique concorda com o companheiro. Para ele, alguns dos pontos altos do trabalho de Mano Menezes são o bom relacionamento e a amizade com o elenco.
- O ambiente do clube é muito importante, e o comandante faz muito bem isso. Conduz muito bem o ambiente do Cruzeiro. O Mano sabe a medida certa. É duro e rígido na hora que tem que ser e brinca no momento certo. Esta é a medida para conduzir o grupo porque lidar com mais de 30 jogadores é difícil, porque cada cabeça pensa diferente. Mas ele sabe fazer muito bem isso.
3645 visitas - Fonte: GE