logo

19/11/2016 08:59

Sonho 'remoto' do G6: veja as combinações necessárias para o Cruzeiro ir à Libertadores

Time celeste tem chances bem pequenas de conseguir vaga no torneio continental

Sonho remoto do G6: veja as combinações necessárias para o Cruzeiro ir à Libertadores
Em 11º lugar, Cruzeiro tem mínimas chances de se classificar para a Copa Libertadores de 2017

A matemática do Campeonato Brasileiro aponta que a probabilidade de o Cruzeiro ir para a Copa Libertadores de 2017 é bem pequena. Os cálculos atuais de três sites – Departamento de Matemática da UFMG, Infobola e Chance de Gol – colocam os respectivos percentuais em 0,9%, 1% e 1,2%. O próprio técnico Mano Menezes está ciente de que as chances são “remotas”. Tanto que em duas entrevistas coletivas recentes, o comandante falou em “não iludir o torcedor”.

No entanto, o time celeste deixou bem claro que o grande objetivo é encerrar bem a temporada. Se possível, com três vitórias nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro. Caso isso ocorra, efetivamente o “sonho remoto” do G6 poderá se tornar realidade. O Superesportes, então, listou abaixo as combinações das quais a Raposa precisa para alcançar o milagre e amenizar uma temporada repleta de resultados ruins.

CRUZEIRO - 13º, COM 47 (13 VITÓRIAS): OBRIGAÇÃO É VENCER OS TRÊS JOGOS

Mais que contar com tropeço dos adversários, o Cruzeiro precisa fazer sua parte e vencer as três partidas. Qualquer empate ou derrota fará o time de Mano Menezes se despedir matematicamente da “missão Libertadores”. Portanto, as projeções de outras equipes levaram em conta somente a hipótese de a Raposa conquistar 100% de aproveitamento nas rodadas finais.

36ª rodada – Cruzeiro x Santos – Mineirão (20/11)
37ª rodada – Internacional x Cruzeiro – Beira-Rio (27/11)
38ª rodada – Cruzeiro x Corinthians – Mineirão (04/12)

"G6" JÁ TEM QUATRO TIMES CONFIRMADOS

Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético são os times já confirmados no G6. Nenhuma equipe fora da zona de classificação tem chance de ultrapassar esses quatro clubes. Portanto, restam apenas duas vagas pelo Brasileiro.

BOTAFOGO QUASE LÁ – 5º, COM 55 (16 VITÓRIAS)

As chances de o Cruzeiro superar o Botafogo são praticamente nulas. O time carioca, quinto colocado, tem oito pontos a mais que a Raposa: 55 a 47. Se vencer um de seus confrontos restantes – Palmeiras (fora), Ponte Preta (casa) e Grêmio (fora) –, o Glorioso chegará a 58 pontos e, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, terá 90% de probabilidade de se classificar à Libertadores.


Atlético-PR está no G6 do Brasileiro

ATLÉTICO-PR – 6º, COM 52 (16 VITÓRIAS)

Embora difícil, ganhar a posição do Atlético-PR já é algo plausível para o Cruzeiro. O problema é que o Furacão jogará duas vezes em casa, onde obteve 86% dos pontos (14 vitórias, dois empates e uma derrota). Uma delas é contra o Sport, que luta desesperadamente contra o rebaixamento. Outra será diante do Flamengo, que está classificado para a Libertadores (atual 3º colocado) e pode chegar à última rodada sem pretensões. A contrapartida é o duelo entre o rubro-negro paranaense e o Corinthians, que valerá vaga no G6. Nessa partida, vitória corintiana ou empate favoreceria a Raposa.

36ª rodada – Atlético-PR x Sport – Arena da Baixada (20/11)
37ª rodada – Corinthians x Atlético-PR – Arena Itaquerão (26/11)
38ª rodada – Atlético-PR x Flamengo – Arena da Baixada (04/12)

* Combinação favorável ao Cruzeiro:

O Atlético-PR não pode somar mais que três pontos nas últimas rodadas. Se alcançar quatro pontos, se livrará do Cruzeiro graças à vantagem no número de vitórias.


Corinthians pegará Cruzeiro na última rodada

CORINTHIANS – 7º, COM 51 (14 VITÓRIAS)

O Cruzeiro enfrentará o Corinthians na última rodada, no Mineirão. Esse duelo pode ser importante se o Timão tropeçar no Internacional (no máximo um empate) e vencer o Atlético-PR. Assim, os mineiros, que estariam com 53 pontos, precisariam de simples vitória sobre os paulistanos, com 55.

36ª rodada – Corinthians x Internacional – Arena Itaquerão (21/11)
37ª rodada – Corinthians x Atlético-PR – Arena Itaquerão (26/11)
38ª rodada – Cruzeiro x Corinthians – Mineirão (04/12)

* Combinação favorável ao Cruzeiro:

O Corinthians pode contabilizar no máximo quatro pontos nas últimas três rodadas. Nessas circunstâncias, o ideal é que seja empate com o Internacional e vitória sobre o Atlético-PR. O confronto final será contra o próprio Cruzeiro.



GRÊMIO – 8º, COM 50 (13 VITÓRIAS)

O Grêmio tem confrontos relativamente fáceis contra os rebaixados América (casa) e Santa Cruz (fora). Na última rodada, pegará o Botafogo, na Arena. É preciso ressaltar que o clube gaúcho pode garantir sua vaga na Libertadores por intermédio da Copa do Brasil. A decisão do torneio contra o Atlético ocorrerá nos dias 23, no Mineirão, e 30, em Porto Alegre.

36ª rodada – Grêmio x América – Arena do Grêmio (20/11)
37ª rodada – Santa Cruz x Grêmio – Arruda (27/11)
38ª rodada – Grêmio x Botafogo – Arena do Grêmio (04/12)

* Combinação favorável ao Cruzeiro:

O caso do Grêmio permite cenários distintos. Não há problema de o clube gaúcho atingir 100% de aproveitamento e chegar ao G6 com 59 pontos, desde que ganhe a Copa do Brasil. Nesse caso, o G6 viraria G7, e o Cruzeiro teria de se preocupar com tropeços de outros concorrentes.

Mas também seria positivo para o Cruzeiro se houvesse ao menos uma derrota gremista, de preferência para América ou Santa Cruz. Desta forma, os mineiros igualariam os 56 pontos dos gaúchos e levariam vantagem no número de vitórias (16 a 15).

Em uma eventual derrota do Grêmio para o Atlético na Copa do Brasil, o G7 será automaticamente aberto e a briga pela Libertadores ficará mais acirrada.


Fluminense é seguido de perto pelo Cruzeiro

FLUMINENSE – 9º, COM 49 (13 VITÓRIAS)

O Fluminense terá duas partidas consecutivas fora de casa, contra Ponte Preta e Figueirense. Na última rodada, enfrentará o Internacional, no Maracanã.

36ª rodada – Ponte Preta x Fluminense – Moisés Lucarelli (20/11)
37ª rodada – Figueirense x Fluminense – Orlando Scarpelli (27/11)
38ª rodada – Fluminense x Internacional – Maracanã (04/12)

* Combinação favorável ao Cruzeiro:

Na condição de o Cruzeiro vencer seus três confrontos restantes, basta ao Fluminense empatar ao menos uma partida para ser superado na tabela de classificação. Ainda que vença outras duas, o Tricolor das Laranjeiras ficaria com menos vitórias que o time celeste.


Chapecoense se dedica à Sul-Americana

CHAPECOENSE – 10º, COM 49 (12 VITÓRIAS)

O foco da Chapecoense está voltado para a Copa Sul-Americana, pela qual enfrentará o San Lorenzo na próxima quarta-feira, na Arena Condá, em Chapecó, no duelo de volta das semifinais (na ida houve empate por 1 a 1, no Nuevo Gasómetro). Por isso, ao menos o duelo de domingo contra o São Paulo deve ficar em segundo plano. A Chape ainda pegará no Brasileiro o líder Palmeiras e o quarto colocado Atlético.

36ª rodada – Chapecoense x São Paulo – Arena Condá (20/11)
37ª rodada – Palmeiras x Chapecoense – Allianz Parque (27/11)
38ª rodada – Chapecoense x Atlético – Arena Condá (04/12)

* Combinação favorável ao Cruzeiro:

A situação é semelhante à do Fluminense: a Chapecoense precisa empatar um de seus três jogos para ser superada pelo Cruzeiro, caso este vença.

Se por ventura o time catarinense alcançar 100% de aproveitamento na Série A e ficar entre os seis melhores, terá de levantar o troféu da Sul-Americana para abrir uma possibilidade de "G8".

19311 visitas - Fonte: Supersportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.