15/11/2016 11:33
Cruzeiro precisa manter bom rendimento da defesa para bater Sport do implacável Diego Souza
Contra algoz, time aposta em defesa que sofreu quatro gols nos últimos 10 jogos
A conquista dos três pontos necessários para a permanência definitiva do Cruzeiro na Série A do Brasileiro vai depender de uma defesa sólida diante do Sport, amanhã, às 21h45, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 35ª rodada do Nacional.
Com apenas quatro gols sofridos nos últimos 10 jogos, o setor defensivo tem sido um dos pontos fortes para a recuperação da equipe e terá um grande teste pela frente: parar Diego Souza, velho carrasco da Raposa.
Em 18 jogos, Diego Souza marcou nove vezes contra o Cruzeiro, clube que defendeu por 25 jogos em 2013. No primeiro semestre, ele marcou três gols na vitória do Fluminense sobre o time celeste, por 4 a 3, no Mineirão, pela Primeira Liga. “Ele é um jogador de muita qualidade, mas tem outros jogadores que podem fazer a diferença. É um time forte, ainda mais jogando na Ilha do Retiro.
Tem que fazer um bom jogo para conseguir um bom resultado”, afirmou o zagueiro Bruno Rodrigo, que voltou a treinar depois de ficar fora, sábado, por causa de uma tendinite no joelho direito. Ele vai formar a zaga ao lado de Leo, amanhã.
Com um ponto a menos que o Cruzeiro no Brasileiro (44 a 43), o Sport é um rival difícil de ser batido em casa. Dos 43 pontos do Leão, 31 foram conquistados na Ilha do Retiro, onde marcou 31 de seus 45 gols – média de 1,8 gols por jogo como mandante. “Todo time que joga em casa, tem um desempenho diferente.
O Sport aproveita muito bem o mando de campo, a torcida ajuda bastante, apaixonada, empurra o time. Temos que saber lidar com isso para ter chance de fazer o primeiro gol”, comentou Bruno Rodrigo.
Dois dos jogadores há mais tempo na Toca da Raposa, Leo e Bruno Rodrigo se consolidaram como dupla titular a partir da 28ª rodada, na vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, no Mineirão.
Desde então, não jogaram juntos apenas na 32ª e 33ª rodada, quando Mano mandou times alternativos a campo, por causa da semifinal da Copa do Brasil. Nos oito jogos, sofreram apenas quatro gols, dois deles na vitória sobre o Fluminense, por 4 a 2, no Mineirão, na última rodada.
Bruno Rodrigo atribui a melhora defensiva a uma mudança de todos os jogadores em campo. “A postura do time todo na marcação mudou, todo mundo está se ajudando bastante: Willian, Ábila, Sobis, Alisson, todos estão contribuindo bastante, dando menos espaços, mais concentrados nessa parte.
Isso facilita o trabalho do meio de campo e da defesa”, contou. “Depois da chegada do Mano, o Cruzeiro se organizou bastante dentro de campo, está bem equilibrado, tomamos menos gols. Hoje somos uma equipe equilibrada, consciente”, destacou.
TREINO SECRETO Ontem, sob forte chuva, o técnico Mano Menezes comandou treino secreto, ainda sem revelar quem será o armador contra o Sport. Alisson está suspenso. De Arrascaeta – que joga hoje pelo Uruguai contra o Chile, às 21h30 (de Brasília), em Santiago –, vai se juntar ao grupo no Recife, mas ainda sem presença no time confirmada.
Robinho está em tratamento de lesão no músculo adutor da coxa esquerda, treinou à parte ontem, e não está liberado. A boa notícia foi o retorno de Edimar, recuperado de desgaste muscular. Os jogadores voltam a treinar hoje à tarde e, em seguida, embarcam para Recife.
ENQUANTO ISSO...
...Douglas de volta à pauta
O Cruzeiro estaria interessado na contratação do lateral-direito Douglas, do Barcelona, noticiou ontem o jornal espanhol Mundo Deportivo. A proposta celeste seria de ¤ 2 milhões (cerca de R$ 7,3 milhões) por 60% dos direitos do defensor.
Em junho deste ano, o Cruzeiro tentou a contratação, mas a negociação não vingou e o jogador, sem espaço no elenco catalão, acabou cedido sem custos ao Sporting Gijón. A assessoria de imprensa do Cruzeiro informou que o clube não vai se posicionar sobre especulações antes do fim do Brasileiro.
4074 visitas - Fonte: Supersportes