logo

11/7/2022 10:19

Cruzeiro x Fluminense: Fábio volta ao Mineirão, palco de sete títulos e 18 pênaltis defendidos; relembre

Cruzeiro x Fluminense: Fábio volta ao Mineirão, palco de sete títulos e 18 pênaltis defendidos; relembre
Fábio; Cruzeiro — Foto: Agênica I7/Mineirão

O reencontro entre Fábio, a torcida do Cruzeiro e o Mineirão vai acontecer antes do que muitos esperavam. Agora defendendo o Fluminense, o goleiro estará em BH, diante de arquibancadas tomadas pelas cores azul e branco, mas com torcida contrária, decidindo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.



É o reencontro de um ídolo com a torcida, mas também com o Gigante da Pampulha, palco de capítulos importantes dessa sintonia. Fábio foi dono da meta estrelada por 16 anos. Deixou o clube em janeiro, de maneira conturbada, após não acertar renovação do contrato com a equipe da SAF.

Jogou contra o Cruzeiro no duelo de ida da Copa do Brasil, no Maracanã, com presença de cerca de 4 mil cruzeirenses. Agora, a expectativa é de público acima de 50 mil pessoas.

E foi no Mineirão lotado, como estará na terça-feira, que Fábio e a torcida do Cruzeiro se conectaram em muitos momentos. Foram atuações decisivas para conquista de vitórias, classificações e títulos.

Uma das grandes marcas do goleiro no Cruzeiro, sobretudo nos últimos dez anos de passagem pela Toca da Raposa, foi o aproveitamento nas cobranças de penalidades. Fez 34 defesas em arremates adversários da marca da cal, sendo que 18, mais da metade delas, foi em duelos no Mineirão (veja a lista no final da matéria).

Entre as penalidades, a atuação mais impactante foi na Copa do Brasil de 2018. O Cruzeiro venceu o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0. Mas perdeu a volta por 2 a 1.

Nos pênaltis, Fábio defendeu as cobranças de Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota, mantendo o time no caminho que seria da conquista do hexacampeonato. Um ano antes, no penta, o goleiro havia sido decisivo na finalíssima, ao pegar cobrança de Diego, do Flamengo.

E por falar em título, Fábio figura entre os maiores campeões da história de 101 anos do Cruzeiro. O goleiro participou da conquista de 11 taças, das quais sete foram vencidas em jogos no Mineirão: os Campeonatos Mineiros de 2006, 2008, 2009, 2014 e 2018; o Brasileirão de 2014; e a Copa do Brasil de 2017.

No Campeonato Brasileiro de 2013, o Cruzeiro se sagrou campeão vencendo o Vitória, em Salvador. Mas a taça foi entregue aos jogadores – e erguida por Fábio, então capitão – no Mineirão, diante do Bahia.

Cruzeiro e Fluminense decidem, nesta terça-feira, uma vaga na quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola no Mineirão às 21h (de Brasília). Por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1, a equipe de Fábio tem a vantagem do empate para passar de fase. O Cruzeiro vai em busca de uma vitória por dois ou mais gols de diferença a fim de se classificar. Caso o time mineiro vença por um gol de vantagem, a disputa da vaga será nos pênaltis.



Pênaltis defendidos por Fábio no Mineirão
Cruzeiro 2x0 Internacional – Pênalti cobrado por Nilmar, na Série A de 2009
Cruzeiro 2x0 Flamengo – Pênalti cobrado por Juan, na Série A de 2009
Cruzeiro 1x2 Corinthians – Pênalti cobrado por Ronaldo, Série A de 2009
Cruzeiro 1x0 Botafogo – Pênalti cobrado por Renato Cajá, na Série A de 2010
Cruzeiro 1x0 Corinthians – Pênalti cobrado por Bruno César, na Série A de 2010
Cruzeiro x São Paulo – Pênaltis cobrados por Lucão e Luís Fabiano, na Libertadores de 2015, durante disputa de pênaltis
Cruzeiro 2x1 Vitória – Pênalti cobrado por Diego Renan, na Copa do Brasil de 2016
Cruzeiro x Grêmio – Pênalti cobrado por Luan, na semifinal da Copa do Brasil de 2017, durante disputa de pênaltis
Cruzeiro x Flamengo – Pênalti cobrado por Diego, na final da Copa do Brasil de 2017, durante disputa de pênaltis
Cruzeiro x Santos – Pênaltis cobrados por Bruno Henrique, Rodrygo e Jan Mota, nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018, durante disputa de pênaltis
Cruzeiro 1x0 Ceará – Pênalti cobrado por Ricardo Bueno, na Série A de 2019
Cruzeiro 0x2 Fluminense – Pênalti cobrado por João Pedro, nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019, durante disputa de pênaltis
Cruzeiro 1x0 Vasco – Pênalti cobrado por Yago Pikachu, no Brasileirão de 2019
Cruzeiro 1x0 Uberlândia – Pênalti cobrado por por Diogo Peixoto, no Mineiro de 2020
Cruzeiro 0x0 Tombense – Pênalti cobrado por Paulinho Dias, no Mineiro de 2021

1107 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro