logo

18/10/2018 13:41

Mano Menezes se acerta no Cruzeiro e vira unanimidade no comando da equipe

Mano Menezes se acerta no Cruzeiro e vira unanimidade no comando da equipe
O Cruzeiro fez em 2018 mais uma temporada com bons resultados, apesar do pouco investimento. E muito desse mérito pode ser dado ao treinador Mano Menezes. Desde 2016 no comando, o gaúcho parece cada vez mais à vontade no cargo e com objetivos maiores com a Raposa. Ele possui contrato até o final de 2019 e deve se manter como treinador até lá, já que tem agradado torcedores e diretoria.

A história de Mano no Cruzeiro começou antes de 2016, já que essa é a segunda passagem do treinador pelo clube. No ano anterior, ele assumiu a equipe após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, no dia 6 de setembro. E ficou até o final da temporada, deixando o Cruzeiro na oitava colocação. No entanto, uma proposta milionária do Shandong Luneng fez com que o treinador fosse trabalhar na China por seis meses.

Mano Menezes acabou demitido em junho de 2016 e retornou ao Brasil para justamente trabalhar mais uma vez como treinador do Cruzeiro. Em julho, ele assumiu o lugar de Paulo Bento, experiente técnico português que não foi bem-sucedido no Brasil. E, mesmo com uma equipe limitada, conseguiu ficar longe da zona de rebaixamento, com um 12º lugar. Desta vez, o treinador se manteve para a temporada seguinte.

Em 2017, Mano Menezes finalmente teve tempo para arrumar o time do próprio jeito, desde o começo da temporada. Apesar de ter conseguido uma sequência de 20 jogos sem perder, o time acabou derrotado na final do Campeonato Mineiro para o rival Atlético. Porém, Mano soube arrumar a casa e meses depois conquistou o primeiro título com a equipe, quando foi campeão da Copa do Brasil diante do Flamengo. A vitória teve sabor especial, já que o treinador teve passagem conturbada pelo clube carioca.

Sem segundas chances na Seleção Brasileira

Com bons resultados e um bom trabalho no Cruzeiro, Mano Menezes entrou mais uma vez nos rumores de uma possível chance de treinar a Seleção Brasileira. No entanto, o treinador não parece disposto a trabalhar novamente no cargo. Comandante da Seleção por apenas dois anos, ele afirmou que a experiência não foi positiva e deixou certas chateações e marcas que não são fáceis de esquecer pela demissão em 2012.



Os rumores de uma possível troca de comando na Seleção Brasileira começaram a crescer após o término da Copa do Mundo. Tite, atual treinador, teve o contrato renovado até 2022, mas também foi questionado pelo resultado ruim no Mundial e foi cobrado por uma renovação no elenco. Por conta disso, 2019 será um ano decisivo para a Seleção Brasileira. Disputando a Copa América em casa, e com um favoritismo que, segundos dados do portal da Betway, no dia 15 de outubro, chega a 34,8% de chance de título, o Brasil de Tite precisa vencer e mostrar bom futebol. Até mesmo jornais argentinos, como o Olé, também indicam a Seleção como provável vencedora. Caso não aconteça, uma mudança na comissão técnica é bem provável. Renato Gaúcho, treinador do Grêmio e em excelente fase, também já foi dado como um possível sucessor no cargo.

Mano resgata Dedé na Raposa

Em 2018, Mano Menezes apostou alto para a disputa da Copa Libertadores. Para isso, o treinador acertou em contratações de jogadores mais experientes. Edilson, Egídio e Fred foram os principais reforços da temporada. No entanto, o atacante, e ídolo da equipe, sofreu uma lesão que o deixou de fora da temporada.

Porém, a grande surpresa do time já estava no elenco. Após se recuperar de inúmeras lesões, o zagueiro Dedé finalmente conseguiu uma sequência de jogos. Ele, junto com Fábio, têm sido decisivos para o time ter uma das melhores defesas do Campeonato Brasileiro. No entanto, não foi o suficiente para conquistar a Libertadores. O zagueiro foi protagonista de uma polêmica expulsão contra o Boca Juniors, nas quartas de final do torneio sul-americano. A equipe celeste acabou eliminada pelo rival argentino. Mano Menezes reclamou bastante da arbitragem e afirmou existir uma certa ajuda aos argentinos.



Mano Menezes e o Cruzeiro devem continuar juntos futuramente, já que a parceria tem rendido frutos desde 2016. Com quase 200 jogos no comando do time, e um estilo de jogo que parece fortalecer a equipe, ele parece já figurar entre uma pessoa unânime no cargo. Resta saber se a diretoria vai exigir mais, mesmo não investindo pesado.

1635 visitas - Fonte: -




Thiago dos Reis     

Parabéns mano

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.