28/10/2016 07:33
Poupar ou não titulares? Mano Menezes vive grande dilema nas duas competições que atua
Cruzeiro enfrenta o Furacão de olho na decisão com o Grêmio, semana que vem, quando vai precisar por mais de dois gols de diferença
Mano Menezes ainda pensa em quem escalar para o jogo contra o Atlético-PR (Foto: Washington Alves/Light Press)
A derrota por 2 a 0 (confira os melhores momentos no vídeo acima) para o Grêmio, na última quarta-feira, no Mineirão, complicou a vida do Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil. Para se classificar para a final, o time de Mano Menezes terá de vencer, em Porto Alegre, por dois gols de diferença, desde que marque pelo menos três, ou mais.
Antes, porém, o Cruzeiro tem o Atlético-PR, jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, será em Curitiba, sábado, às 16h30 (de Brasília). Sem chances de título ou de chegar à Libertadores pelo Brasileirão, o time ainda tem chances de ser rebaixado, apesar de pouco provável. Por isso, há uma grande chance de Mano Menezes mandar para o jogo do Paraná uma equipe mista ou reserva.
Para o comentarista da TV Globo e do SporTV, Henrique Fernandes, é natural que Mano escolha esta opção. Mas ele faz um alerta. O Cruzeiro ainda precisa somar mais pontos para se garantir na Série A do Brasileirão em 2017.
- Situação do Cruzeiro hoje é bem melhor do que era quando Mano chegou, tanto na classificação quanto no desempenho do time, mas ainda não pode tirar o olho da reta final do campeonato. "Estar perto” de escapar do rebaixamento é bem diferente de escapar matematicamente.
Tem que manter o foco mínimo no campeonato e não valorizar demasiadamente a vitória em Salvador. Hoje a distância é de seis pontos para o Z-4, mas essa situação tem que ser acompanhada com atenção, rodada a rodada.
Antes de entrar em campo, o Cruzeiro saberá o resultado dos jogos de Sport e Vitória, dois concorrentes na briga contra o rebaixamento. Mano Menezes vai usar este fator na hora da montagem do time, segundo Henrique Fernandes.
- O Cruzeiro já entra em campo sabendo de resultados importantes da rodada. O que acontecer no jogo entre Fluminense e Vitória, na noite desta sexta, pode pesar bastante na montagem do time para o jogo em Curitiba. Um tropeço do Vitória e a distância de seis pontos se mantêm independentemente de derrota celeste.
O jogo com esse peso menor pode fazer com que o Mano poupe mais gente.
Outro ponto importante e que será considerado por Mano Menezes antes do jogo em Curitiba é bem pessoal e está ligado às conversas que o treinador tem com o elenco. O comentarista do SporTV vê o lado bom e o lado ruim de poupar jogadores diante do Atlético-PR.
- Tirar titulares de um jogo menos importante antes de uma decisão pode ter dois efeitos. Um é o que o treinador idealiza, de manter o foco total no jogo mais importante, intensificando a preparação, controlando melhor o desgaste físico e psicológico.
O outro pode ser desmobilização e aumento da ansiedade dos jogadores. Isso é algo que tem que ser trabalhado fortemente pelo treinador e pelos atletas mais experientes.
1017 visitas - Fonte: globoesporte.com