logo

2/9/2016 21:32

Com Mano, Cruzeiro é menos tiki taka e mais efetivo e 'pegador'

Com Mano, Cruzeiro é menos tiki taka e mais efetivo e pegador
LUCAS UEBEL/LIGHT PRESS/CRUZEIRO

O Cruzeiro definitivamente ganhou uma nova cara com Mano Menezes. Com seu novo técnico, a equipe celeste não só melhorou o rendimento, como mostra um futebol totalmente diferente se comparado ao de Paulo Bento.

Nas 15 rodadas do Campeonato Brasileiro em que foi comandado pelo português - da segunda até a 16ª -, o time mineiro apresentava um estilo de toque de bola. Prova disso é que, nesse período, o Cruzeiro foi o quarto melhor passador do torneio, com média de 395,7 passes por partida.

A efetividade dos passes até resultava em finalizações. E muitas. Mas quase sempre para fora. Com Bento, o time bicampeão em 2013 e 2014 finalizou em média 15,3 vezes, o segundo melhor número do Brasileirão nas 15 jornadas.

Para marcar um gol, porém, o Cruzeiro de Paulo Bento necessitava chutar 12 bolas a gol, resultado que só é melhor que os de Fluminense (14,5) e o do lanterna América-MG (18,3).

Já com Mano Menezes a história é outra. Se, em contrapartida, é menos "tiki taka" - tem média de 374,5 passes por partida -, o Cruzeiro atualmente é muito mais efetivo à frente da meta adversária.

São necessárias apenas 7 finalizações para que a "Raposa" consiga marcar um gol, número que hoje só não é melhor que os de Botafogo, Atlético-MG e Fluminense. E o "pé na forma" está comprovado. Nas seis rodadas em que iniciou sua segunda passagem pelo Cruzeiro, o time de Mano foi o que mais tentos marcou: 11.

Defensivamente também houve uma melhora significativa pelos lados da Toca da Raposa, começando pelo número de desarmes. Mais "pegadora", a equipe celeste fez 22,5 roubadas de bola por partida e, desde a 16ª rodada, foi o que mais desarmou no Brasileiro. Com Bento, o Cruzeiro roubava menos de 19 bolas por jogo e era só o 11º no quesito em todo o torneio.

Após atropelar o Botafogo fora de casa, por 5 a 2, pela Copa do Brasil, o time mineiro volta aos treinos visando o Brasileirão. Na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), visita o América-MG no Estádio Independência, pela 23ª rodada.

1017 visitas - Fonte: ESPN




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.