5/4/2016 10:28
Adversário celeste sai hoje
O Cruzeiro, do técnico Marcelo Mendez, só espera o rival para a decisão de domingo
Taubaté e Campinas decidem hoje quem será o adversário do Cruzeiro na decisão da Superliga Masculina de Vôlei. A série está empatada em 1 a 1. O duelo será às 18h, no Ginásio Abaeté, em Taubaté em São Paulo, No primeiro confronto, no mesmo local da partida desta noite, o time da casa venceu por 3 a 1 (25/19, 25/17, 20/25 e 25/20). Na segunda partida, pesou novamente o fato mando de quadra e o time campineiro bateu o rival por 3 a 1 (25/22, 25/20, 21/25 e 25/14). A final com a Raposa, que busca o tetracampeonato, será domingo, às 9h40, em Brasília.
O retrospecto das duas equipes mostra uma igualdade na Superliga. No duelo inicial pela fase classificatório, jogando em casa, o Taubaté ganhou por 3 a 0. No segundo, fora, vitória dos anfitriões pelo mesmo placar. No jogo pela semifinal do Paulista, vitória do Taubaté, que acabaria conquistando o bicampeonato estadual.
A torcida do Taubaté se vangloria, pois considera seu representante imbatível em seu ginásio. No entanto, os jogadores alertam para o perigo do favoritismo. “Tudo vai se resolver dentro de quadra. Jogo é jogado. Não podemos pensar que a vitória é nossa só porque teremos o mando de quadra. Temos, sim, essa vantagem, o grito da arquibancada, mas, do mesmo jeito que nos sentimos motivados, isso também pode acontecer com os jogadores adversários”, diz o oposto Lucarelli.
Já no Campinas, o técnico Cézar Douglas enfrenta um problema com seu ponteiro titular. “O Piá teve um estiramento muscular no jogo da sexta-feira. Desde então, vem fazendo tratamento. Não sabemos ainda se ele reunirá condições para esta partida.”
CONVOCAÇÃO O técnico José Roberto Guimarães anunciou ontem, no Rio, a convocação de 19 jogadoras para a Seleção Brasileira feminina de vôlei visando às disputas do Grand Prix Mundial e dos Jogos Olímpicos Rio’2016. O treinador utilizará o primeiro torneio como preparação para a Olimpíada, devendo utilizar todas as jogadoras, para que estas sejam observadas. Desse grupo, ele escolherá 12 para os Jogos.
O treinador contou que a principal dúvida desta convocação era quanto à presença da levantadora Fabíola, que acabou sendo chamada mesmo prestes a dar à luz no próximo mês. Zé Roberto afirmou que não há certeza sobre o possível aproveitamento.
“Estamos todos nos empenhando para que ela consiga participar dos treinamentos, mas vai depender muito do que acontecer. É necessário que seja parto normal, não pode ser cesárea, para que ela tenha tempo hábil para treinar. Por toda a experiência dela, achamos por bem tentar.”
Quatro jogadoras do Minas foram chamadas. A surpresa maior ficou por conta da levantadora Naiane, que ontem era puro entusiasmo. “Essa é a realização de um sonho. Tenho a chance de brigar por uma vaga na equipe olímpica. Quem não quer isso?” Além dela, o clube mineiro, terceiro na Superliga teve mais três convocadas: Tandara, que irá como oposto, Mari Paraíba, em transferência para o Volero, da Suíça, e a líbero Leia, embora contundida, com distensão muscular na coxa direita.
O treinador admitiu também que a relação poderá ter novos nomes. “Estamos dando uma lista que, acredito, seja 90% definitiva. Sempre estamos em aberto para alguma coisa que possa acontecer”, disse. Nenhuma jogadora do Praia foi chamada. A meio de rede mineira Walewska, considerada a melhor da posição na Superliga, explica por que ficou de fora. “Eu já me despedi da Seleção. Desde que me casei, eu decidi não mais jogar.” (ID)
A LISTA DE ZÉ ROBERTO
Levantadoras
» Dani Lins, Fabíola, Roberta e Naiane*
Meios de rede
» Fabiana, Thaísa, Juciely, Carol e Adenízia
Opostas
» Sheilla, Tandara* e Monique
Pontas
» Natália, Fernanda Garay, Jaqueline, Gabi e Mari Paraíba*
Líberos
» Camila Brait e Léia*
* atletas do Minas
1419 visitas - Fonte: Se vôlei