23/3/2016 18:35
Clássico às 11h não será o primeiro da história de Atlético-MG e Cruzeiro
Em 1989, rivais se enfrentaram pelo octogonal final do Campeonato Mineiro no mesmo horário
Clássico entre Atlético-MG x Cruzeiro disputado em 1989 (Foto: Reprodução/TV Globo MInas)
Jogar às 11h de domingo não é novidade para Atlético-MG e Cruzeiro. O horário, que estava em desuso no futebol brasileiro, voltou à moda no Campeonato Brasileiro do ano passado. E fez sucesso. A média de público das partidas matutinas ficou perto dos 25 mil pagantes, altíssima para os padrões nacionais. E será utilizado, novamente, para o jogo deste domingo, no Independência, pela nona rodada da primeira fase do Estadual.
A dupla mineira jogou pela manhã quatro vezes em 2015, todas elas no Mineirão. O Atlético-MG enfrentou o Joinville, e o Cruzeiro recebeu Chapecoense, Figueirense e Fluminense. A média de público de Galo e Raposa foi de quase 42 mil pagantes nesses jogos.
A partida deste domingo estava marcada para as 16h (de Brasília), mas um acordo entre Galo, Raposa e a Federação Mineira de Futebol (FMF) fez com que o jogo fosse antecipado para as 11h. O Cruzeiro lidera o Estadual com 20 pontos, seguido pelo Atlético com 17. Como a vantagem nas fases finais da competição é muito importante, o jogo tem tudo para ser muito disputado e emocionante.
História
O que pouca gente se lembra é que Atlético-MG e Cruzeiro já se enfrentaram às 11h de um domingo. Foi pelo Campeonato Mineiro de 1989. A fórmula de disputa era diferente. Oito times disputaram um octogonal final, e o Galo foi campeão na penúltima rodada. O clássico da última rodada, vencido pelo time alvinegro por 3 a 0, portanto, foi apenas para cumprir tabela. Treze mil pagantes na partida.
Como a Seleção disputava a Copa América e tinha jogo naquele mesmo dia, os rivais mineiros anteciparam o jogo para a manhã de domingo. O Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0, no Recife, pela primeira fase da competição continental, com dois gols de Bebeto.
A partida serviu para o Alvinegro comemorar o bicampeonato mineiro, que havia sido conquistado quatro dias antes, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Democrata SL, em Sete Lagoas.
1347 visitas - Fonte: Globo Esporte