26/2/2016 12:13
Vítimas de tragédia em Mariana verão o clássico em BH
Ano passado, mesmo grupo fez ação com crianças carentes no Mineirão
Há quase quatro meses, Minas Gerais sofria com uma de suas maiores tragédias na história. O distrito de Bento Rodrigues, nos arredores de Marina, foi inundado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP. Na ocasião, centenas de moradores ficaram desabrigados e perderam tudo. Sem falar nos diversos mortos e feridos.
Enquanto o governo e especialmente a justiça brasileira não fazem sua parte, diversas pessoas tentam se solidarizar com as vítimas. É o caso da Sociedade 5 Estrelas, entidade sem fins lucrativos que costuma promover ações sociais em jogos do Cruzeiro no Mineirão.
Depois de abraçar crianças de abrigos de Belo Horizonte e haitianos residentes na região metropolitana da capital, o grupo levará ao Gigante da Pampulha pessoas afetadas pela tragédia em Bento Rodrigues para assistir ao clássico entre Cruzeiro x América, neste domingo, em partida válida pelo Campeonato Mineiro.
A iniciativa partiu do professor de educação física Fábio Militão, de Belo Horizonte, e do empresário José Eustáquio Elias, residente em Mariana e figurinha carimbada em jogos do Cruzeiro. “A ideia partiu do Elias no fim do ano passado. Por ser cruzeirense fanático e conhecedor de Mariana, ele abraçou a causa por lá. Começamos uma campanha pela internet, e as pessoas começaram a contribuir financeiramente ou com doação dos ingressos”, conta Militão.
De acordo com o educador, boa parte dos beneficiados nunca assistiu a uma partida de futebol. “A grande maioria nunca saiu nem da região de Mariana. A prefeitura disponibilizou quatro ônibus para o deslocamento e haverá uma recepção de torcedores em Belo Horizonte. São pessoas de distritos simples e que vão ter a oportunidade de conhecer o Mineirão. Não deixa de ser uma pequena homenagem nossa às vítimas do desastre”.
No total, serão cerca de 100 torcedores beneficiados pela ação.
8349 visitas - Fonte: ESPN