logo

22/1/2016 19:21

As disputas e os

Laterais têm poucas opções, enquanto armação de jogadas concentra maior disputa

As disputas e os
Gustavo Andrade /Superesportes

A poucos dias de iniciar as disputas da Primeira Liga e do Campeonato Mineiro, o elenco do Cruzeiro está próximo de ter uma “cara definitiva” para 2016. Com 35 jogadores, após a troca de Willians por Marciel com o Corinthians, a equipe poderá receber ainda mais um volante, além de revelações das categorias de base. Porém, o time celeste já indica em quais posições haverá briga mais acirrada por vagas entre os titulares.

A Raposa inicia o ano com fortes candidatos a dominarem suas posições. Obviamente, o goleiro Fábio é um desses atletas. No entanto, isso deve se repetir com a lateral esquerda, os volantes e o atacante Willian, que encerrou o último Brasileirão como goleador do Cruzeiro. Já a armação de jogadas tende a protagonizar a maior briga por vagas no time, com três meias contratados.

Confira abaixo a análise do elenco do Cruzeiro para 2016:

Polaridade na direita

Com a saída de Ceará, que não teve contrato renovado e se transferiu para o Coritiba, a disputa na lateral direita fica dividida entre Mayke e Fabiano. Inicialmente, o ex-jogador da Chapecoense iniciou a temporada como titular, mas Deivid optou pela revelação do clube para iniciar o amistoso contra o Rio Branco-ES. A diretoria ainda estuda promover Kevin, da equipe de juniores, ao elenco profissional. Ainda que isso seja confirmado, ele irá apenas compor elenco, deixando a disputa por posição polarizada entre Mayke e Fabiano.

Laterais-direitos: Mayke e Fabiano
O clube ainda pode promover Kevin ao elenco profissional



Volta de Dedé acirra disputa na zaga

Depois de 14 meses longe dos gramados, Dedé está de volta. O zagueiro participou do amistoso contra o Rio Branco-ES, mas Deivid pediu cautela com o “Mito”. Assim que melhorar sua condição física, ele é o mais forte candidato a brigar por uma vaga na equipe com Manoel e Bruno Rodrigo, titulares ao fim do último ano. Nos treinamentos, o novo técnico cruzeirense tem dado mais espaço a Bruno Viana, revelado na Toca da Raposa, enquanto Douglas Grolli corre por fora na disputa por posição. Já Leo, que se recuperou de artroscopia realizada no último ano, inicia 2016 em busca de melhor condicionamento físico. Outro zagueiro do elenco ceelste, Alex está no departamento médico, em recuperação de uma fratura na tíbia esquerda.

Zagueiros: Bruno Rodrigo, Manoel, Dedé, Bruno Viana, Leo, Douglas Grolli e Alex
O clube deverá promover Fabrício, capitão do time júnior, ao elenco profissional

Fabrício reina em meio a improvisações

O Cruzeiro encerrou 2015 com três laterais-esquerdos, e dois deles deixaram a Toca da Raposa. Os empréstimos de Mena, para o São Paulo, e Pará, para o Atlético-PR, deixaram Fabrício ainda mais soberano na posição. Como opções para o lado esquerdo, Deivid inicia o ano com duas alternativas, ambas em improvisações: o meia Sánchez Miño e o atacante Allano. No amistoso contra o Rio Branco-ES, sem Fabrício, que se queixou de dor na coxa esquerda, o treinador optou por Allano. A diretoria ainda reintegrou Antônio Carlos, que estava emprestado ao Marítimo, de Portugal. Ele começa 2016 na tentativa de aprimorar a forma física.

Laterais-esquerdos: Fabrício e Antônio Carlos
Sánchez Miño e Allano têm sido testados por Deivid

Dupla consolidada tem “sombra de novatos”

Se dois laterais-esquerdos deixaram a Toca da Raposa, foram quatro os volantes que tiveram novos destinos. A principal saída foi de Willians, que encerrou o último ano como titular no time então comandado por Mano Menezes. Já Charles não teve contrato renovado, e Willian Farias e Eurico foram emprestados a Vitória e Ponte Preta. Titulares na reta final de 2015, Henrique e Ariel Cabral iniciam a temporada como donos das posições na equipe celeste. Eles terão a concorrência de Bruno Edgar e Uillian Correia, que pouco atuaram no ano passado, e Marciel, recebido na troca com o Corinthians por Willians. Conforme revelou o presidente Gilvan de Pinho Tavares, o clube deverá aumentar as opções para a posição com a contratação de um volante estrangeiro.

Volantes: Henrique, Ariel Cabral, Uillian Correia, Bruno Edgar e Marciel



Reforços deixam meio-campo mais disputado

Entre todas as contratações feitas pelo Cruzeiro, o setor que mais recebeu jogadores foi o meio-campo. As chegadas dos argentinos Matías Písano e Sánchez Miño aumentam a disputa pelas vagas dos três jogadores que atuam à frente dos volantes, no esquema utilizado por Deivid na largada de 2016.
Inicialmente, Marcos Vinícius, De Arrascaeta e Alisson são as primeiras opções do treinador. Todavia, além dos “hermanos”, o clube contratou Bruno Nazário, que foi emprestado pelo Hoffenheim, da Alemanha. E as alternativas não param por aí. Depois de recusar proposta de um clube árabe, Gabriel Xavier tenta, enfim, conquistar espaço na Raposa. Já Élber retorna ao clube, depois de passagens por Coritiba e Sport. Há ainda a possibilidade de Alex, um dos principais destaques da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior, ser promovido ao elenco profissional.

Armadores e meia-atacantes: De Arrascaeta, Marcos Vinícius, Alisson, Matías Pisano, Sánchez Miño, Gabriel Xavier e Bruno Nazário
O clube deverá promover Alex, destaque do time júnior, ao elenco profissional

Sem referência no ataque, Bigode larga na frente

No início de sua trajetória no Cruzeiro, Deivid deixa claro que quer um ataque com mais movimentação. Dessa forma, a Raposa não deve conviver mais com “centroavantes fixos”. Quem mais se aproxima dessa característica é Vinícius Araújo, que está emprestado pelo Valencia até junho. Porém, ele não tem feito parte nem da equipe reserva nos treinamentos táticos no início desta temporada. Para 2016, a missão de ser goleador fica com Willian. Artilheiro cruzeirense no último Brasileirão, o “Bigode” agora vestirá a camisa 9. Outras alternativas para Deivid são os reforços Douglas Coutinho e Rafael Silva, que, entretanto, já manifestou o desejo de ser aproveitado pelos lados do campo.

1125 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.