18/1/2016 19:32
Eduardo Pimenta fala sobre a ajuda da fisiologia na pré-temporada
Cruzeiro/Divulgação
Vindo de férias e com 13 dias de pré-temporada recheada de trabalhos físicos intensivos, os jogadores do plantel celeste já possuem um fiel escudeiro na prevenção das possíveis lesões, o departamento de fisiologia. Eduardo Pimenta, fisiologista do Clube falou sobre a ajuda dessa importante área que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. No futebol, a fisiologia atua principalmente na prevenção de lesões e possíveis desgastes dos atletas.
“A questão da prevenção é polêmica. É multifatorial. Recebe influência de vários fatores. Alguns deles conseguimos antecipar com dados recolhidos com tecnologia dentro do Clube. Algumas ações que o GPS nos oferece permite que eu estime a fadiga muscular do atleta e permite que eu ajuste algumas coisas. Antes do treinamento, é importante para o atleta receber os minutos treinados ou outros pontos pré-estabelecidos”, disse o profissional.
Eduardo Pimenta fala ainda do controle sobre os atletas durante os treinos. Para o fisiologista, todos os jogadores possuem as mesmas possibilidades de lesão, sem diferenciar um do outro, e que o trabalho no Clube é feito justamente para impedir que esse problema aconteça. Um dos aliados nessa área é a termografia, uma técnica que permite mapear o corpo do atleta pelo calor antes e após as atividades.
“Algumas variáveis, alguns recursos, nós conseguimos estimar. A termografia nos permite conseguir detectar o desgaste muscular do atleta. Alguns pontos conseguimos acelerar o processo. Na realidade todos os atletas têm a mesma probabilidade de se machucar. Todos passaram por “N” testes aqui no Clube e esse controle é feito de forma individualizada, nosso trabalho é evitar que isso aconteça”, finalizou.
1038 visitas - Fonte: Site Oficial