logo

18/12/2015 15:41

Atletas de clubes mineiros aparecem em alta no mercado, mas 'paulistas' são os mais valiosos

Veja o ranking com os jogadores mais valorizados ao término da Série A do Brasileiro

Atletas de clubes mineiros aparecem em alta no mercado, mas paulistas são os mais valiosos
Marcos Rocha, Jemerson, Lucas Pratto, Willian, Dedé e Arrascaeta aparecem valorizados nesta janela

Com o fim da temporada, a tendência é que o mercado se aqueça e os clubes saiam às compras. Ao menos, é o que a imprensa e os torcedores esperam nesta época em que as especulações tomam conta do noticiário esportivo. Esse período também é importante para que os atletas que se destacaram durante o ano movimentem a janela de transferências e valorizarem seus respectivos passes. Pensando nisso, o Superesportes fez um levantamento levando em conta os jogadores que terminaram a Série A em alta no mercado. O ranking leva em conta os 50 nomes apontados pelo site Transfermarkt como os mais valiosos com o fim da disputa do Brasileiro

Segundo o site Transfermarkt, sete desses 50 jogadores defenderam o Atlético em 2015. O vice-campeão foi o segundo clube que mais emplacou atletas na lista, perdendo justamente para o Corinthians, que conquistou o título e colocou nove representantes no ranking. Apesar da boa campanha do Galo durante o torneio, o jogador melhor colocado da equipe aparece apenas em 10º. Trata-se do lateral Marcos Rocha, avaliado em 6 milhões de euros. Os outros representantes do time são: Rafael Carioca (17º mais valioso; avaliado em 5,5 milhões), Douglas Santos (28º; 5 milhões), Jemerson (34º; 5 milhões), Lucas Pratto (37º; 4,75 milhões), Giovanni Augusto (44º; 4,5 milhões) e Luan (46º; 4,5 milhões).

Cruzeiro, oitavo colocado do Brasileiro, possui quatro representantes na relação. Os atletas da Raposa surgem bem valorizados na lista, entre os 25 mais valiosos. Para efeito de comparação, apenas dois atleticanos, a metade dos cruzeirenses, conseguiram destaque na parte de cima do ranking. Os presentes na listagem são: Dedé (11º; 6 milhões), De Arrascaeta (13º; 6 milhões); Manoel (18º; 5,5 milhões) e Willian (23º; 5 milhões). Destaque para o zagueiro Dedé, que ficou parado por um ano, mas permaneceu em alta. Dessa forma, o Cruzeiro é, ao lado do São Paulo, o quinto time com o maior número de jogadores no Top 50.

Disputa entre estados

Com os 11 representantes do Galo e da Raposa, Minas Gerais foi o segundo estado com o maior número de atletas na relação. Número superado apenas pelos cincos clubes paulistas, que emplacaram 20 jogadores entre os 50 mais valiosos da Série A. Essa supremacia pode ser averiguada quando observamos o Top 10. Os nove atletas melhor valorizados no ranking atuam em São Paulo. O primeiro ‘intruso’ a aparecer no ranking é Marcos Rocha, lateral do Atlético que ocupa o 10º lugar.

Os 10 jogadores que terminaram o torneio mais em alta no mercado foram, respectivamente: Gabriel (Santos; avaliado em 12 milhões), Alexandre Pato (São Paulo; 11 milhões), Malcom (Corinthians; 10 milhões), Renato Augusto (Corinthians; 9 milhões), Ganso (São Paulo; 9 milhões), Lucas Lima (Santos; 9 milhões), Elias (Corinthians; 8 milhões), Gil (Corinthians; 7,5 milhões), Jadson (Corinthians; 7 milhões) e Marcos Rocha (Atlético; 6 milhões).

Critérios de avaliação e observações

Os jogadores citados na pesquisa aparecem ainda vinculados aos clubes que defenderam durante o Brasileiro. É o caso, por exemplo, de Alexandre Pato, que atuou pelo São Paulo, mas deve retornar ao Corinthians, clube que detém seus direitos. Outros atletas, como Jadson e Samir, que defenderam Corinthians e Flamengo, respectivamente, já tiveram suas transferências para o exterior confirmadas. O meia do Timão acertou com o Tiajin Quanjian, da China, enquanto que o ex-atleta do clube carioca foi contratado pela Udinese, da Itália.

Ao que tudo indica, esses nomes não devem ser os últimos a movimentar o mercado nesta janela de transferências. Enquanto a bola não rola dentro de campo, o clima nos bastidores do futebol permanecerá intenso.






2064 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.