7/12/2015 07:53
Diretor afirma que o novo treinador será anunciado nesta semana
Depois da partida contra o Internacional, disputada neste domingo, em Porto Alegre-RS, o diretor de futebol do Maior de Minas, Thiago Scuro, concedeu entrevista coletiva e falou sobre vários temas que tratam do futuro do Clube, principalmente após a saída de Mano Menezes para o Shandong Luneng, da China.
O manager agradeceu o serviço prestado pelo técnico; explicou como está sendo feito o processo de seleção do novo comandante e afirmou que o tetracampeão brasileiro deve anunciar o nome do escolhido nesta semana. Confira abaixo alguns trechos da entrevista.
Saída de Mano e prosseguimento do projeto
“A contribuição que eles deram ao Cruzeiro nesta reta final de Campeonato Brasileiro, sem dúvida nenhuma, nos deixa numa condição muito boa para iniciar 2016. Antes disso, nós também já havíamos falado qual era o plano daqui para frente, que iremos trabalhar toda essa filosofia/identidade que o Clube vem construindo de forma muito profunda nos últimos meses seja reservada. Esse processo passa por conversar com alguns treinadores que a gente entende que possam ter ideias similares e isso passou sim por uma conversa com o Seedorf, não só com ele, mas com outros profissionais também.”
Negociações
“Nenhuma proposta foi feita a nenhum profissional com os quais nós conversamos e agora, no decorrer da semana, nós iremos conversar e analisar. Uma decisão desse tamanho não pertence exclusivamente ao diretor de futebol, é uma decisão de toda a diretoria.”
Perfil do novo técnico
“O Cruzeiro precisa de um treinador capaz de gerenciar um ambiente muito bem organizado, estruturado que está sendo implementado na Toca II. Logo, o perfil que buscamos é o de um profissional apto a se relacionar fisiologia, que tenha métodos atuais de treinamento, que trabalhe junto ao departamento de análise de desempenho e que seja capaz de dialogar com todos. Precisamos de um líder que gerencie todas as áreas que estão em volta dos atletas. Muito mais que um rótulo, o histórico ou um grande nome, o Cruzeiro busca um profissional que tenha conhecimento e habilidade para liderar esse processo.”
Previsão para a decisão
“Nós temos a ambição de que essa decisão seja rápida, até porque o nosso planejamento já está em andamento e muita coisa já está caminhando. Sem dúvida nenhuma a gente entra numa semana decisiva para definir o futuro do Cruzeiro.”
“Não é pressa, mas sim uma agilidade. O processo já está amadurecido, porque estamos trabalhando há alguns dias com a possibilidade de perder o Mano Menezes e isso fez com que nós nos organizássemos antecipadamente. Então o torcedor pode esperar nesta semana, não só a definição do treinador, mas da comissão técnica e de qual modelo o Cruzeiro iniciará 2016. É um processo de evolução contínua.”
Contratações
“O mapeamento de mercado e as contratações são algo que a gente está trabalhando há três meses e isso não tende a ser alterado em função do treinador, essa é a vantagem de ter um projeto bem definido. O técnico vai ter acesso a essas informações e entender porque que tais decisões foram tomadas. O departamento de análise de desempenho e scout já está trabalhando nisso há muito tempo e não faz sentido a gente não dar continuidade a esse processo. Então as contratações não sofrem nenhuma mudança por causa da mudança de treinador.”
Avaliação do técnico e a nova realidade do Clube
“Essa análise precisa ficar interna, por respeito aos profissionais que toparam conhecer o Cruzeiro e conversar sobre o projeto. A decisão vai passar muito pela sinergia que o profissional tiver com aquilo que o Cruzeiro já construiu. Não podemos jogar fora tudo que fizemos até agora, porque acreditamos que esse é o futuro do futebol mundial. As instituições irão se fortalecer e o treinador será o porta-voz do sistema, mas ele será só mais um componente. A exigência atual passa por um novo perfil e é isso que o Cruzeiro busca.”
4266 visitas - Fonte: site oficial