Fotos: Cruzeiro/Divulgação
Após conquistar o inédito Tricampeonato Mineiro, o elenco júnior do Cruzeiro continua treinando forte para iniciar a disputa de mais um importante compromisso. No dia 5 de dezembro, o Maior de Minas fará sua estreia no Campeonato Sub-20 (antigo Campeonato Brasileiro), organizado pela Federação Gaúcha de Futebol.
Com o objetivo de trazer mais um título para o Clube, os garotos seguem se dedicando na preparação para o certame. Nesta segunda-feira, o grupo iniciou mais uma semana de treinamentos e realizou uma atividade tática na Toca da Raposa II, sob o comando do técnico Marcos Valadares.
Entre o fim do estadual e o início do novo desafio, a agremiação cinco estrelas terá 20 dias para se dedicar somente aos treinos. Diante disso, o treinador estrelado explicou como aproveitará esse período para organizar o time, não visando somente o compromisso em solo gaúcho, mas também a Copa SP de Futebol Júnior, que acontecerá em janeiro.
“Primeiramente a gente tem procurado corrigir algumas coisas que percebemos nos últimos jogos. É mais uma questão de ajuste, porque já estamos no final de uma temporada. Os atletas se apresentaram em março, disputaram várias partidas em vários torneios. Então agora é o momento de darmos uma controlada na carga física, para evitar que eles cheguem desgastados à competição”, disse.
“Além de ir para o sul, depois ainda teremos a Copa São Paulo. São dois campeonatos seguidos e por isso precisamos ser cautelosos no nosso planejamento. Vamos trabalhar de maneira efetiva, realizando trabalhos físicos e abordando também os aspectos táticos/técnicos da equipe”, acrescentou.
Marcos Valadares, à direita
O comandante cruzeirense ainda comentou sobre o alto grau de dificuldade do torneio no Rio Grande do Sul, que, segundo ele, renderá muito aprendizado aos garotos da Toca I. Nessa 10ª edição estarão presentes quase todos os clubes da Série A, com exceção do Sport, que será substituído pelo Criciúma.
“Todos os times que estarão lá são muito bons e possuem excelentes trabalhos. É ótimo para o Cruzeiro disputar um campeonato desse nível, porque veremos o desenvolvimento dos nossos atletas nos jogos contra grandes adversários e isso exigirá ainda mais deles. O objetivo primário é conseguir chegar o mais longe possível, fazendo com que eles tenham oportunidade de atuar mais vezes e, consequentemente, amadurecer”, declarou.
“Passado isso, pensaremos obviamente no título, nas quartas de final em diante. Creio que será um bom período para o elenco, iremos oportunizá-los e eles terão a possibilidade de evoluírem ainda mais na sua formação. Além desses pontos, aqueles que apresentarem um bom futebol estarão sendo analisados pelo profissional e poderão, posteriormente, integrar a equipe principal no próximo ano”, completou.
A Raposa estreia no dia 5, às 15h30, no Estádio Morada dos Quero-queros, contra a Ponte Preta. Além dos paulistanos, Goiás, Joinville e Atlético-PR serão os rivais do Maior de Minas na fase de grupos do campeonato.
Jogos do Cruzeiro no Campeonato:
5/12 – Ponte Preta x Cruzeiro
7/12 – Cruzeiro x Goiás
11/12 – Joinville x Cruzeiro
13/12 – Cruzeiro x Atlético-PR
Grupo A:
Joinville
Cruzeiro
Ponte Preta
Goiás
Atlético-PR
Grupo B:
Chapecoense
Flamengo
Criciúma
Grêmio
São Paulo
Grupo C:
Avaí
Vasco
Atlético-MG
Palmeiras
Internacional
Grupo D:
Coritiba
Bahia
Figueirense
Fluminense
Corinthians