Se Cruzeiro e Sport chegam ao final do Campeonato Brasileiro brigando por um lugar no G-4, a resposta está na chegada de Mano Menezes e Falcão às equipes mineira e pernambucana, respectivamente. Com aproveitamentos altíssimos em seus novos clubes, os treinadores travam um duelo particular no domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, quando Cruzeiro e Sport fazem um confronto decisivo por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Desde que chegou ao clube celeste, Mano Menezes acumulou seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, alcançando um aproveitamento de 63,8%, que mudou totalmente os objetivos do Cruzeiro no Brasileirão. Antes brigando contra o rebaixamento, o time mineiro se encontra na 10ª posição, com 58 pontos, e a apenas seis do Santos, primeira equipe dentro do G-4 da competição.
Falcão não fez por menos e, desde que chegou ao Sport, anotou cinco vitórias e duas derrotas. O aproveitamento espetacular de 71,4%, menor apenas que o do líder Corinthians, fez o time ascender à sétima posição e, caso vença o Cruzeiro, o time pernambucano chegará a 55 pontos, entrando, temporariamente, no G-4.
O atacante cruzeirense Willian, no entanto, quer impedir que isso aconteça e destaca o momento vivido pela sua equipe, que não perde há dez jogos no Brasileirão, como um trunfo da equipe contra o Sport.
"Será um jogo importantíssimo. Precisamos estar muito concentrados. Tenho certeza que o torcedor vai fazer sua parte, nos apoiando e incentivando o tempo todo. A equipe do Sport está vivendo um bom momento e é necessário ter muita atenção durante a partida. Também estamos apresentando um bom futebol, evoluindo, seguindo em uma fase crescente e conseguindo as vitórias, que têm sido importantes", colocou o 'homem do bigode'.
No time celeste, o técnico Mano Menezes não poderá contar com o lateral Mena, o meia De Arrascaeta e o atacante Vinícius Araújo, que estão servindo as seleções chilena, uruguaia e brasileira olímpica, respectivamente. Além dos atletas selecionáveis, o meia Allano, com dores no tornozelo esquerdo, está vetado, enquanto que Gabriel Xavier, com um edema na coxa direita, ainda é dúvida para a partida.
Apesar das ausências situadas em sua maioria no setor ofensivo, o treinador já tem a sua equipe definida e voltará a utilizar o esquema com um centroavante fixo, com Leandro Damião atuando ao lado de Willian e Marcos Vinícius, este último retornando de suspensão.
No Sport, os desfalques também incomodam. Sem Samuel Xavier, suspenso, e Elber, que pertence ao Cruzeiro, Falcão prefere não adiantar a escalação, mas ao menos confirmou o retorno do zagueiro Durval, recuperado de uma fissura na fíbula da perna direita.
"Durval joga. É um jogador importante, experiente e respeitado pelos adversários. Um time tem que ter vários líderes. Ele não é de falar muito, mas a sua presença garante isso. A volta dele é importante. Nos dá certa tranquilidade e uma tranquilidade para o time também", elogiou o treinador.
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO-MG X SPORT-PE
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 15 de novembro de 2015 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (CBF-BA)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (FIFA-RJ) e Elicarlos Franco de Oliveira (CBF-BA)
: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Willians, Ariel Cabral e Marcos Vinícius; Leandro Damião e Willian.
Técnico: Mano Menezes
SPORT: Danilo Fernandes; Ferrugem (Oswaldo), Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Diego Souza, Marlone e Maikon Leite (Régis ou Neto Moura); André.
Técnico: Falcão