Enquanto Ralf e o Corinthians não se acertam para renovar o contrato do volante, outras equipes da Série A do Brasileirão acompanham de perto a situação do jogador. Segundo o jornalista ?Alexandre Praetzel, o meio-campista já teria em mãos propostas de outros três clubes: Atlético-MG, Cruzeiro e Inter.
Apesar de estar se arrastando há meses, a questão é simples. Ralf não quer aceitar a proposta de renovação por um ano - o que inevitavelmente traria o assunto da permanência ou não no clube de volta em poucos meses. ?O meio-campista quer, no mínimo, dois anos de contrato, algo que o Timão ainda não concordou. A ideia da diretoria do Corinthians é afastar os empresários do jogador da transação. Uma dívida do clube com os agentes de Ralf faz com que a relação entre as partes não seja das melhores.

Enquanto isso, a dupla mineira e o Inter observam. Aos 31 anos, o volante mostrou que ainda tem muita lenha para queimar e cairia como uma luva nas três equipes. Além da qualidade dentro de campo, Ralf é visto como um jogador que pode exercer uma liderança positiva nos elencos.