logo

14/11/2015 08:42

Laterais em alta: Mano elogia entrega e disposição de Ceará e Fabrício

Atletas ganharam confiança do treinador e participaram da maioria dos jogos com ele

Laterais em alta: Mano elogia entrega e disposição de Ceará e Fabrício
Fabrício foi titular em oito das 12 partidas sob o comando de Mano Menezes (Foto: Cristiano Borges/Light Press)

Mano Menezes conseguiu, nos últimos jogos, o que nem Marcelo Oliveira e nem Vanderlei Luxemburgo conseguiram nesta temporada: definir os dois laterais titulares do Cruzeiro. Ao longo do ano, Fabiano, Mayke e Ceará se alternaram na direita, e Mena, Fabrício e Pará na esquerda. Nos 12 jogos sob o comando de Mano Menezes, Ceará foi titular em nove e Fabrício em oito. A opção por Ceará e Fabrício tem agradado ao treinador, que constantemente elogia o desempenho dos dois. Mano também fala sobre a função que os laterais têm no seu esquema tático, com auxílio de volantes e meias para marcar e apoiar.

- Os laterais são muito importantes no futebol brasileiro. Nós estamos redefinindo uma maneira de atuar com a colocação de jogadores de meia ponta ou ponta. Até bem pouco tempo eles tinham que ser quase super-homens, porque tinham que marcar e apoiar. Trouxemos jogadores de meio-campo para suportar isso na função. Agora, está ficando uma condição melhor pra esses jogadores. Você faz com que eles corram menos e possam se posicionar melhor. É o caso do Fabrício, que vem crescendo. Você não precisa chegar tanto à frente, mas tem que chegar bem, criar chances de gol. Isso melhora a posição de modo geral, você sofre menos defensivamente porque o lateral sabe onde tem de estar na hora de defender. Assim fica melhor.

A mudança na forma de jogar dos laterais é um fator facilitador para que jogador experientes como Ceará, que tem 35 anos, e Fabrício, que completa 29 em janeiro, tenham condições de atuar sem perder qualidade no nível do futebol.

- É um dos aspectos que contribui para a longevidade, porque o atleta sabe dosar mais pela experiência que adquiriu e a equipe sabe definir melhor a passagem do lateral ou não pra zona ofensiva. Outro aspecto é a condição natural do jogador, os cuidados que tem como profissional, que faz com que alguns que se cuidam mais. Alguns são mais inteligentes nesse aspecto e fazem a carreira durar mais, em alto nível, como o Ceará.

Neste domingo, o Cruzeiro enfrenta o Sport, no Mineirão, às 17h (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ceará e Fabrício estão, mais uma vez, confirmados no time titular.

1062 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.