logo

6/11/2015 11:35

Táticas de defesa

Cruzeiro redobra atenção na retaguarda para parar o ataque são-paulino, que vem embalado por cinco gols nos últimos dois jogos. Ponto de partida é o meio-campo com três volantes

Táticas de defesa
A manutenção da invencibilidade do Cruzeiro no Brasileiro vai depender, primeiramente, de uma defesa compacta contra o São Paulo, domingo, às 17h, no Mineirão, pela 34ª rodada da competição. Sem perder há nove rodadas, o time celeste vai enfrentar um adversário motivado, vindo de duas vitórias seguidas e na briga por vaga na Copa Libertadores.

O tricolor paulista marcou cinco gols nos últimos dois jogos – triunfos por 2 a 1 sobre Coritiba, fora, e Sport, 3 a 0, no Morumbi –, apresentando duas jogadas eficientes: com Michel Bastos pelos lados e em troca de passe de Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato em frente à grande área. Se o ataque são-paulino cresceu em eficiência, a defesa celeste também melhorou, sofrendo apenas um gol nas últimas três partidas.

“A compactação da equipe é notável nas últimas partidas, jogando mais junta, não dando muito espaço ao adversário. É um fator fundamental para que você crie dificuldades ao adversário e não sofra tanto para marcar. Claro que um espaço ou outro acontece. Equipe jogando próxima nos ajuda bastante”, explicou o volante Henrique.

A ordem é ter toda atenção para não ser vazado em casa, começando com uma forte marcação no meio-campo, que deve ser formado por três volantes: Willians, Henrique e Ariel Cabral. Caso confirmados, eles terão a missão de marcar jogadores de características diferentes, como Ganso, que é o pensador da armação, e os velozes Michel Bastos e Pato – que, apesar de atacante, volta constantemente para buscar a bola na intermediária. “Se der espaço para o jogador mais rápido, ele vai levar vantagem. Se der espaço para o que pensa, ele pode colocar o companheiro na cara do gol. Os dois estilos são difíceis de marcar. Os dois dão trabalho”, explicou o volante.

Willians voltou aos treinos ontem, depois de dois dias em tratamento do tornozelo esquerdo. Ele foi escalado ao lado de Henrique e Ariel Cabral e saiu antes do fim do trabalho para se poupar, depois de uma dividida. “Está tranquilo. Tive um entorse contra o Goiás. Hoje (ontem) fui treinar com o grupo e para domingo estarei 100%”, confirmou o volante, animado para retornar. “Estamos estudando a equipe do São Paulo, temos mais três dias para fazer isso e não sermos surpreendidos na nossa casa”

OPÇÃO Como no treino de quarta-feira, Gabriel Xavier foi testado no meio-campo depois da saída de Willians. Henrique não quis adiantar qual será a tática de Mano Menezes para o setor. “Já ganhamos jogando desta forma, já atuei de primeiro volante, como segundo volante, como no último jogo. Quando tirou o Charles, ele deixou eu e o Ariel apenas. Dificuldade não tenho. Sempre temos que estar aptos e fazer o melhor pelo treinador, que escolhe taticamente”, explicou.

Outro jogador que ganhou vaga durante a semana e permaneceu entre os titulares ontem foi o atacante Marquinhos, escalado ao lado de Willian. Autor do gol de empate com o Avaí, por 1 a 1, sábado, em Florianópolis, Leandro Damião foi utilizado no fim. Hoje, Mano Menezes comanda treino à tarde.

ESTRELADA...
HOMENAGEM AOs campeões
Antes da partida de domingo, no Mineirão, o Cruzeiro vai homenagear a equipe de vôlei, bicampeã mundial de clubes. Os jogadores darão a volta olímpica com o troféu, conquistado sábado, em Betim, depois de vitória heroica sobre o russo Zenit Kazan, em cinco sets.

JOGO ANTECIPADO
Na próxima semana, Cruzeiro receberá um dinheiro que não estava em sua programação. Por causa do show da banda de rock americana Pearl Jam em 20 de novembro, no Mineirão a partida contra o Sport, pela 35ª rodada do Brasileiro, foi antecipado do dia 18 (quarta-feira) para o dia 15 (domingo), às 17h – a produtora do show pediu o estádio com 96 horas de antecedência, para montagem da estrutura. Por contrato, o clube celeste deve ser indenizado quando algum evento no estádio coincidir com um jogo oficial da equipe. O domingo estava livre por ser data reservada para as Eliminatórias para a Copa de 2018.

1029 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.