logo

5/11/2015 07:51

Pré-temporada de '3 meses' e grupo enxuto: os planos de Mano para 2016

Técnico vai usar novembro, dezembro e janeiro para armar nova equipe para a próxima temporada, usar tempo para avaliar atletas e enxugar o grupo

Pré-temporada de 3 meses e grupo enxuto: os planos de Mano para 2016
Mano Menezes vai enxugar o grupo do Cruzeiro para a próxima temporada (Foto: Tayrane Corrêa)

Mano Menezes chegou ao Cruzeiro no começo de setembro para apagar um incêndio. Na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, à beira da zona de rebaixamento e eliminado na Copa do Brasil, o time estava sem motivação, sem padrão tático e vinha de seis jogos seguidos sem vitória. Passados dois meses, o panorama na Toca da Raposa II é totalmente diferente. Com 45 pontos, o Cruzeiro está livre da degola e, o que é mais importante, apresentando futebol convincente. Tanto que tem a maior sequência invicta entre todos os participantes do Brasileirão neste momento – nove partidas sem perder.

Neste quadro, Mano Menezes já começa a planejar o trabalho da temporada seguinte. Com cinco jogos pela frente, o time ainda tem chances matemáticas de conseguir uma vaga na Taça Libertadores (1%), mas o que interessa para o treinador é organizar a casa e usar o mês de novembro como parte fundamental da pré-temporada de 2016. Assim, ele teria três meses para organizar e planejar o futuro. Em novembro, as cinco partidas. Em dezembro, com os jogadores em férias, a montagem do elenco. E em janeiro, a pré-temporada propriamente dita.

- Eu considero o mês de novembro um período importantíssimo para janeiro e fevereiro do ano seguinte. A maneira como você se comporta em novembro, certamente, influencia na velocidade da retomada do ano seguinte. Você terminar bem, com os jogadores se envolvendo bem, quando chegar no início da nova temporada, eles vão estar melhor. A perda que vai acontecer em dezembro será menor, na hora que eles têm direito de gozar as férias com suas famílias. Se você termina muito mal, isso certamente atrapalha a retomada do ano seguinte. Você certamente vai retomar pior, e aí tem que fazer muito mais força para fazer essa retomada.

O primeiro mês da "pré-temporada" será novembro, mês da reta final do Campeonato Brasileiro, em que o Cruzeiro ainda buscará uma vaga na Libertadores e também haverá uma aceleração do planejamento da diretoria sobre mudanças no grupo.

- Considero novembro parte importante de janeiro e fevereiro. Acho que fazer bem novembro é o nosso objetivo nessa hora. Nós que já fugimos das últimas colocações e não corremos mais o risco de sermos rebaixados, que era o grande fantasma quando chegamos aqui, temos que aproveitar novembro pra avaliar e planejar bem e começar a enxergar um ano seguinte do que foi o ano que estamos encerrando.
Reduzido

Mano Menezes elogia o elenco do Cruzeiro, mas afirma que vai fazer cortes para 2016, já que pretende trabalhar com 33 ou 34 jogadores. Atualmente, o treinador conta com 44 atletas. As saídas e chegadas estão sendo cautelosamente estudadas, e o treinador, juntamente com a diretoria, já planeja quem sai e quem fica.

- Eu gostei do grupo que assumi aqui e do tipo de comportamento que ele teve. É um grupo bastante numeroso. Quarenta e poucos jogadores não é um número adequado pra você fazer um trabalho no ano seguinte. Precisamos rever algumas coisas em relação a isso, mas ele tem uma boa base ainda da equipe bicampeã brasileira. O Cruzeiro não pode abrir mão dessa base de qualidade que ele tem, porque isso geralmente sustenta tudo aquilo que você quer evoluir. Então eu estou otimista em relação ao ano seguinte. O torcedor do Cruzeiro pode ficar esperançoso. Mas vamos ter que fazer as coisas bem feitas, porque não adianta ter boas perspectivas se a gente não executa bem.

1908 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.