31/10/2014 07:20
G4 pode virar G3 ou G5: depende da Copa do Brasil e da Sul-Americana; entenda
Brasileirão chega ao fim, mas estar entre os quatro primeiros pode não significar ter vaga na Copa Libertadores de 2015
Vagas na Libertadores via G4 dependem da Copa do Brasil e da Sul-Americana
Divulgação
O Campeonato Brasileiro está se afunilando e com ele a disputa pelas primeiras posições da tabela, o famoso G4, ou o grupo dos privilegiados que estarão na Copa Libertadores de 2015. Os quatro times que ocupam estas posições hoje são Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG e Internacional, mas ao fim do ano o G4 pode virar G3, com o quarto ficando sem a vaga ou G5, com o quinto, hoje o Corinthians, ganhando uma boquinha na competição internacional.
Os resultados da Copa do Brasil e da Sul-Americana são determinantes para se apontar quem são os times brasileiros que estarão na Libertadores. Por regra, o País deve ter cinco clubes na competição: os quatro primeiros colocados do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil.
A mudança dos donos da vaga pode acontecer se o campeão da Copa do Brasil também estiver no G4 do Brasileirão. Por exemplo: o Cruzeiro lidera o campeonato e está em vantagem contra o Santos por uma vaga na final da Copa do Brasil. Se for campeão, o G4 pode virar G5. O vice da Copa do Brasil não tem direito à vaga.
Então o Corinthians, eliminado da Copa do Brasil e hoje em quinto, deve torcer para que o campeão da competição esteja no G4 para se beneficiar? Sim, pode até torcer, mas isso não significa que o quinto colocado será contemplado com uma vaga.
Desde 2010 a Copa Sul-Americana garante ao campeão uma vaga na pré-Libertadores. Caso o São Paulo, único brasileiro no torneio, fique com o título, o G4 pode ser afetado, mas só ele não ficar entre os três primeiros (como está até a 32ª rodada). Se ele ficar fora dos G4 e for campeão da Sul-Americana, apenas os três primeiros colocados do Brasileirão jogarão a Libertadores de 2015.
Caso o São Paulo fique com o título da Sul-Americana e no G4, assim como o campeão da Copa do Brasil Brasil, o quinto colocado será beneficiado com uma vaga.
2703 visitas - Fonte: IG