O Cruzeiro viveu uma temporada de altos e baixos. Teve grande decepção com reforços badalados, mudança na principal figura da diretoria e, também, do técnico. Os indicativos eram de um ano tumultuado, mas conseguiu a reviravolta, e 2025 terminou com pontos a serem comemorados, mesmo em meio a problemas e à sensação de que poderia ainda mais. + ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp! Mais notícias do Cruzeiro Cruzeiro lamenta morte de torcedora de 106 anos, nascida antes da fundação do clube A expectativa sobre o Cruzeiro era alta para a temporada, a primeira completa sob a gestão de Pedro Lourenço – que comprou as ações da SAF em abril de 2024. As caras novas na reapresentação do elenco, nos Estados Unidos, deram o tom. Dudu, Fabrício Bruno e Gabigol estiveram ente as grandes movimentações do mercado do futebol brasileiro. Gabigol é apresentado aos torcedores do Cruzeiro no Mineirão com festa da torcida Fernando Diniz foi remanescente de 2024, mesmo fora da Conmebol Libertadores e com muita cobrança interna
e externa. Ganhou um voto de confiança de Pedro Lourenço e sobrevida no cargo. Mas durou pouco. Foi demitido com dois tropeços em três rodadas do Mineiro. O Cruzeiro cogitou Renato Gaúcho, mas fechou com o português Leonardo Jardim para a vaga. Estreante no Brasil, acabou eliminado na semifinal do Estadual, pelo América-MG, e viu a pressão chegar logo no início do trabalho. Fernando Diniz é demitido e não é mais o técnico do Cruzeiro O começo no Brasileiro e na Sul-Americana foi instável. O elenco não transformava a avaliação positiva em bom futebol, e o treinador já estava pressionado com dois meses no cargo. A situação era tão crítica que Leonardo Jardim teve reunião com a diretoria para dizer que entregaria o cargo , caso não tivesse resposta rápida no campo. Naquele que poderia ser o último ato, trocou mais de metade do time titular – incluindo Dudu e Gabigol. Rota de colisão Rapidamente, o time deu indícios de que a decisão tomada pelo português era a correta. Mas, fora de campo, uma mudança causou problemas: a saída de Dudu.
O atacante tornou pública a insatisfação com o banco de reservas e entrou em uma queda de braço com Leonardo Jardim. O português estava respaldado por Pedro Lourenço, que não titubeou em retirar o jogador do projeto. Cruzeiro assina rescisão com Dudu A decisão de saída não se transformou em novela. O presidente do clube acertou rescisão, mas teve o primeiro grande prejuízo com uma contratação desde que assumiu o cargo. Dudu saiu sem dar retorno em campo e gerando uma multa de quase R$ 20 milhões para o clube. Foi defender o Atlético-MG, maior rival. O episódio envolvendo o ex-jogador do Palmeiras também ajudou a antecipar o fim da trajetória de Alexandre Mattos no Cruzeiro. O então CEO, braço direito de Pedro Lourenço, vinha perdendo prestígio desde a chegada de Jardim e teve a saída confirmada no fim de maio. Também foi desejo dele ir para o Santos. Retomada rápida e bons resultados De forma paralela às mudanças, o Cruzeiro começou a reagir na temporada.
O caminho na Sul-Americana já estava praticamente garantido rumo à eliminação na fase de grupos, mas as campanhas fortes no Brasileirão e na Copa do Brasil se fizeram presentes desde o início. Cruzeiro é eliminado na fase de grupos da Copa Sul-Americana O Cruzeiro começou longe do favoritismo nos torneios e com a missão principal de conquistar vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Passou a despertar atenção em meio a uma invencibilidade de 16 partidas, entre abril e julho. Nesse caminho, bateu Flamengo e Palmeiras, entrando no G-4 para não sair mais.
Também iniciou, durante esse período, a caminhada na Copa do Brasil, eliminando o Vila Nova-GO. A caminhada de poucos tropeços na temporada seguiu, e o Cruzeiro também cumpriu o favoritismo sobre o CRB, nas oitavas de final da competição eliminatória. O sorteio colocou o rival Atlético-MG pelo caminho. E as quartas de final, contra o adversário estadual, mudaram os olhares sobre o Cruzeiro na Copa do Brasil. Classificação com duas vitórias acachapantes: 2 a 0 na Arena MRV e também no Mineirão. O time, de fato, estava na briga pelo heptacampeonato. Com dois gols de Kaio Jorge, Cruzeiro elimina o Atlético e vai enfrentar o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil O calendário fez a equipe focar totalmente no Brasileirão, a partir de setembro, já que as semifinais da Copa do Brasil seriam apenas em dezembro.
Foi justamente no período de dedicação total que o Cruzeiro mais oscilou na Série A. Após as quartas de final da Copa do Brasil, o time disputou 16 rodadas do torneio de pontos corridos, com seis vitórias, oito empates e três derrotas. Flamengo e Palmeiras também tropeçaram, mas menos. O Cruzeiro cumpriu, com sobras, o objetivo de conquistar vaga direta na próxima Libertadores, mas terminou o Brasileirão com a sensação de que poderia ter, de fato, brigado pela taça. Garantido na Libertadores 2026, Cruzeiro empata sem gols com o Fluminense no Mineirão As últimas rodadas do torneio foram praticamente sem objetivos concretos, e a atenção voltou para a Copa do Brasil.
O Cruzeiro entrou na semifinal com status de principal concorrente à taça, mas parou nas semifinais. Jogou mal na ida e perdeu para o Corinthians. Na volta, apresentou bom futebol, ganhou na Neo Química Arena, mas parou nos pênaltis. Chegou ao fim a única chance de título na temporada. Mais uma boa campanha, mas com sensação de que poderia mais. Cruzeiro reverte vantagem do Corinthians e leva para os pênaltis a disputa da vaga na final da Copa do Brasil Gabigol em baixa Contratado como um dos principais nomes do mercado brasileiro no início do ano, Gabigol não engrenou com a camisa do Cruzeiro. Chegou como um "sonho" de Pedro Lourenço, começou fazendo gols, mas perdeu espaço com Leonardo Jardim e não recuperou mais a titularidade. Entre abril - quando deixou o time principal - e dezembro, foram apenas 12 jogos como titular, com nove gols marcados.
Terminou a temporada como vice-artilheiro do time, com 13 gols, mas tendo como "último ato" de 2025 a perda do pênalti decisivo contra o Corinthians, na Copa do Brasil. Gabriel, sem dúvida, também se encaixa no bloco das decepções de 2025 na Toca da Raposa. Representantes na Seleção Na contramão de Gabriel e Dudu, que não corresponderam - em escalas e contextos diferentes -, o Cruzeiro teve uma temporada que marcou vários outros jogadores de forma positiva. O principal deles foi Kaio Jorge, que conquistou a artilharia do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, chegando à seleção brasileira pela primeira vez entre os profissionais.
O ano de 2025 também foi marcante para Fabrício Bruno, contratado por R$ 50 milhões no início do ano. Chegou para subir o patamar da defesa e conseguiu corresponder. As boas atuações renderam ao zagueiro três convocações consecutivas de Carlo Ancelotti, ficando no radar da Seleção para a Copa do Mundo de 2026. Fabrício Bruno é convocado novamente para Seleção Brasileira; Cruzeiro se prepara para jogo contra o Grêmio Matheus Pereira, desta vez, não foi chamado, diferentemente do que aconteceu em 2024. Ainda assim, esteve em todas as "listas largas" do treinador italiano para as datas-Fifa do segundo semestre. Terminou o ano em alta, após quase deixar o clube no início da temporada. Mudança técnica e o horizonte para 2026 Com o término da temporada, o Cruzeiro anunciou a saída de Leonardo Jardim. Fundamental na reviravolta de 2025 e considerado da mesma forma no projeto de 2026, deixou o clube por questões pessoais. No entanto, o clube agiu rápido e contratou Tite, plano A no momento da mudança. O Cruzeiro inicia o ano com um treinador experiente, vencedor e que conhece o futebol brasileiro, mas terá definições importantes para manter um cenário positivo para a temporada de retorno à Libertadores. As principais delas dizem respeito à manutenção de peças importantes de 2025, como Matheus Pereira e Kaio Jorge, assediados no mercado. O clube cumpriu, em mais uma temporada, o objetivo de dar saltos gradativos a cada ano. Com o retorno à Libertadores sacramentado, crescerá a expectativa pelas conquistas grandes do clube. Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!