Leonardo Jardim admite que Cruzeiro não briga mais pelo título do Brasileirão
O técnico Leonardo Jardim praticamente jogou a toalha na disputa pelo título brasileiro após o empate com o Atlético-MG por 1 a 1, nesta quarta-feira (15), na Arena MRV. O clássico foi marcado por polêmicas e muita reclamação em relação à arbitragem.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou a quatro jogos sem vencer no Brasileirão — três empates seguidos — e caiu para a terceira colocação, com 53 pontos, ficando a oito do líder Palmeiras (61) e a cinco do vice-líder Flamengo (58). Ambos ainda têm um jogo a menos que a Raposa.
“Nosso foco agora é a Libertadores”, afirma Jardim
Sem acreditar em tropeços dos líderes, Leonardo Jardim deixou claro que o novo objetivo do Cruzeiro é garantir vaga direta na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Atualmente, a diferença para o quinto colocado Botafogo é de dez pontos.
“O projeto pra nós é lutar pela classificação (pra Libertadores), e é isso que vamos lutar. Se vier outra coisa, se os times bobearem... mas o Flamengo e o Palmeiras não vejo muitas hipóteses de bobearem. Estão fazendo quase recorde de pontos neste campeonato, que é um dos melhores dos últimos anos”, disse o treinador celeste.
Desabafo contra a arbitragem: “Nunca vi isso!”
Leonardo Jardim também comentou sobre a atuação do árbitro Paulo César Zanovelli, que chegou a mostrar quatro vezes o cartão vermelho para jogadores do Cruzeiro — mas apenas uma expulsão foi mantida.
Durante o segundo tempo, após o gol de empate do Atlético-MG, Zanovelli se confundiu ao expulsar Lucas Romero no lugar de Kaio Jorge. Ao perceber o erro, voltou atrás e aplicou o vermelho corretamente, após o atacante fazer um gesto de “roubo” para a arbitragem.
“Nunca vi isso na minha carreira. Um árbitro puxar quatro vezes o vermelho do bolso e só acertar uma expulsão. É um clássico que empolga muita gente, e eu não estava preparado pra isso. Se vocês já viram um árbitro puxar quatro cartões, não é vermelho, é amarelo... coitado, acho que ele é o menos culpado disso”, desabafou Jardim.
Críticas diretas e clima tenso no vestiário
O treinador seguiu firme em suas críticas, destacando que o comportamento do árbitro demonstrou falta de preparo emocional.
“Você lembra de um árbitro puxar quatro cartões vermelhos e só acertar um? Então vocês viram a mesma coisa que eu. Isso mostra ansiedade, falta de controle emocional. Mas ele é responsável? Não. Alguém o colocou aqui. E essa pessoa é quem deve ser cobrada”, completou o técnico.
Próximos compromissos do Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo neste sábado (18), às 21h (de Brasília), contra o Fortaleza, no Mineirão. Depois, enfrenta o Palmeiras fora de casa no dia 26/10, às 20h30, e o Vitória em 01/11, às 16h.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Jardim esclarece saída de Arroyo e situação física de Kaio Jorge no Cruzeiro
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Transmissão ao vivo, horário e escalações de Ceará x Cruzeiro no futebol.