? Clássico com torcida única na Arena MRV
Nesta quarta-feira (15), o Atlético-MG enfrenta o Cruzeiro às 21h30 (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, em mais um clássico mineiro com torcida única.
Somente os torcedores alvinegros poderão acompanhar a partida na Arena MRV.
Em tese, este seria o último jogo do acordo assinado entre as duas diretorias que limita o público a apenas uma torcida.
Na prática, porém, o cenário não deve mudar em 2026 — e os bastidores indicam que o modelo de torcida única deve continuar.
?? Entenda o acordo entre Atlético e Cruzeiro
Em janeiro de 2024, Atlético e Cruzeiro firmaram um acordo para que todos os clássicos mineiros fossem disputados com torcida única.
Com isso, os clubes abriram mão da carga de ingressos destinada aos visitantes, prática que antes correspondia a cerca de 10% da capacidade total dos estádios.
Na época, o Cruzeiro ainda estava sob gestão de Ronaldo Fenômeno, que posteriormente vendeu o controle da SAF para Pedro Lourenço, em abril de 2025.
?? Mudança de gestão e novo impasse
Com a chegada de Pedro Lourenço ao comando da Raposa, surgiu o desejo de retomar os clássicos com presença das duas torcidas.
O empresário chegou a abrir diálogo com Rubens Menin, acionista majoritário do Atlético, e as conversas pareciam caminhar para um acordo — mas não evoluíram.
Fontes indicam que o Cruzeiro mantém o interesse em voltar a dividir o estádio, inclusive com 50% dos ingressos para cada torcida.
O Atlético, no entanto, considera improvável qualquer mudança e descarta abrir mão da Arena MRV para mandos de campo do rival.
?? Motivos para a manutenção da torcida única
Segundo informações apuradas pelo ge, o Atlético teme possíveis atos de vandalismo na Arena MRV, usando como exemplo o clássico de 2023, que teve ocorrências de depredação.
A diretoria entende que o formato atual é mais seguro e controlável, especialmente após os investimentos feitos no novo estádio.
O clube também não cogita transferir o clássico para o Mineirão, única possibilidade de um duelo com 50% dos ingressos divididos.
?? Regulamento e situação atual
O regulamento das competições nacionais e internacionais prevê que os clubes devem disponibilizar entre 5% e 10% dos ingressos para a torcida visitante, salvo quando houver acordo entre as partes ou determinação de órgãos de segurança.
Em Minas Gerais, não existe determinação da Polícia Militar ou do Ministério Público para que os clássicos ocorram apenas com torcida do mandante.
Mesmo assim, os clubes preferem manter o formato atual, alegando questões logísticas e de segurança.
?? Quando foi o último clássico com duas torcidas?
O último clássico com divisão igualitária de torcedores aconteceu na final do Campeonato Mineiro de 2022, com o Mineirão dividido entre atleticanos e cruzeirenses.
Já o último com presença das duas torcidas foi no Brasileirão de 2023.
Desde então, o formato de torcida única se tornou regra — e, pelo que indicam os bastidores, deve permanecer pelo menos até 2026.
?? Palavras-chave SEO
atlético-mg x cruzeiro, clássico mineiro, torcida única, arena mrv, atlético cruzeiro 2025, pedro lourenço, rubens menin, mineirão, rivalidade mineira



Leonardo Jardim explode após empate do Cruzeiro:“Não sei se vale a pena continuar no Brasil
Indignação total! Cruzeiro protesta após CBF liberar áudio do VAR em lance com Gustavo Gómez
CBF revolta Cruzeiro e não reconhece erro em lance violento de Gustavo Gómez: “Vergonhoso!”
Cruzeiro monitora situação de Villarreal após ausência no Millonarios: Fifa pode ser acionada
Reforço à vista! Cruzeiro mira lateral do Cuiabá e promete investida forte em dezembro
Revolta total! Técnico do Cruzeiro interrompe coletiva e dispara contra arbitragem: “Não sei se vale a pena continuar”
Torcedor que jogou garrafa em Cássio é punido e vira alvo do Ministério Público e o Palmeiras vai ser punido?
Preocupação no Cruzeiro: Wanderson sofre lesão e pode desfalcar o time na reta final do Brasileirão
Promessa celeste! Goleiro do Cruzeiro assina contrato até 2028 e revela idolatria por Cássio!
Joia da Base do Cruzeiro Surpreende Mãe com Carro de Luxo.