Ex-Cruzeiro e Palmeiras comenta chance de ir à Copa do Mundo com a seleção boliviana Robson Matheus Tomé de Araújo Banegas. Nome e sobrenomes que carregam a mistura de nacionalidades do jogador do Bolívar, adversário do Atlético-MG na Sul-Americana. Filho de pai brasileiro e mãe boliviana, o meio-campista, que teve passagens por Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras, é uma das peças da Bolívia em busca de vaga na Copa do Mundo de 2026. — O futebol aqui vem crescendo muito desde o ano passado, com equipes chegando em mata-matas de Sul-Americana e Libertadores. "Com o que a seleção boliviana vem fazendo, também, os países nos veem de outra forma. Não é a Bolívia de antes, que só apanhava. Somos vistos com outros olhos."
Aos 23 anos, Robson Matheus teve a vida dividida praticamente pela metade entre os dois países. Nasceu na Bolívia e se mudou para o Brasil aos 10 anos para tentar se tornar jogador de futebol. Passou pelo Futsal do Corinthians e, no campo, defendeu a Portuguesa antes de ficar por cinco anos no Palmeiras e por uma temporada no Cruzeiro. — O Futsal me ajudou muito a ser mais ágil, a pensar mais rápido. Então, agradeço muito por isso. "Jogar no Brasil me ajudou muito, porque as categorias de base são muito fortes. Aqui na Bolívia, infelizmente, as categorias não são muito boas. Isso me ajudou muito a evoluir."
Campeão da Copa do Brasil sub-17 no Palmeiras, na geração de nomes que atuaram no time principal - como Vanderlan, Fabinho e Naves -, Robson não chegou a jogar profissionalmente no futebol brasileiro. Após deixar o Cruzeiro, em 2022, passou pelo Ibrachina, antes de voltar ao país natal. - A ideia do meu pai e a minha era de vingar no futebol brasileiro, no Cruzeiro ou no Palmeiras. Não deu certo, e eu falei com meu pai: “Está na hora de voltar, estou com 20 anos e preciso jogar profissionalmente". Um empresário da Bolívia me ligou, surgiu a chance de jogar no Always Ready. Falei que era uma boa oportunidade para me mostrar na Libertadores, e eu aceitei voltar para cá.
E foi quando o jogador conseguiu o salto que almejava na carreira. Destaque no time de La Paz, com 18 participações em gols em 42 jogos, Robson chegou pela primeira vez à seleção boliviana principal. Desde o início da trajetória, no ano passado, foi titular do time de Oscar Villegas, participando de 11 dos 18 jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. - Em um ano minha vida só subiu, graças a Deus. Em três meses (jogando no Always), cheguei para a seleção principal da Bolívia. É muito gratificante. "Fui dispensado do Palmeiras e do Cruzeiro, e hoje estou aqui, com essa vitrine."



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!