A trajetória vencedora do Cruzeiro está entrelaçada com a história do Mineirão, que completa 60 anos de inauguração nesta sexta-feira. Vitórias e títulos que colocaram o clube em protagonismo no Brasil e no exterior, mas também derrotas duras estiveram pelo caminho. + ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp! Matheus Pereira ou Kaio Jorge: quem é mais importante para o Cruzeiro? Mais notícias do Cruzeiro Ingressos estão esgotados para clássico; Cruzeiro se pronuncia sobre venda.
O Cruzeiro iniciou a trajetória no Mineirão com o pé direito, no dia 2 de outubro de 1965. Jogando pelo Campeonato Mineiro, diante do Valeriodoce, de Itabira, venceu por 3 a 0. A base do time já era formada por jogadores que ganhariam a Taça Brasil do ano seguinte, com Pedro Paulo, William, Neco, Piazza, Dirceu Lopes, Tostão e Hilton Oliveira em campo. Os gols foram de João José, Piazza e Tostão.
O primeiro clássico do Mineirão também marcou o primeiro título conquistado em torneios oficiais no estádio. Com gol de Tostão, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 1 a 0 e ficou com o bicampeonato mineiro. Desde então, os rivais duelaram 252 vezes no Gigante da Pampulha.
Quarenta e cinco anos após a fundação como Palestra Itália, o Cruzeiro Esporte Clube teve, no Mineirão, a primeira grande demonstração de força no cenário nacional. Chegou à final da Taça Brasil de 1966 como azarão, diante do Santos de Dorval, Coutinho e Pelé, e não tomou conhecimento.
Nove gols e um passo para título inédito O primeiro grande título internacional do Cruzeiro foi conquistado em Santiago, no Chile, mas teve as digitais do Mineirão ao longo do caminho.
Em 1966, Cruzeiro vence o Santos por 6 a 2 no jogo ida da final da Taça Brasil ... e também para o exterior A campanha nacional credenciou o Cruzeiro a disputar a Libertadores pela primeira vez, em 1967. E a Raposa também foi a primeira equipe a disputar um jogo internacional entre clubes no Mineirão. Bateu o Deportivo Galícia, da Venezuela, por 3 a 1.
Credenciado pelo título da Libertadores, o Cruzeiro disputou o Mundial de Clubes pela primeira vez, em 1976. O modelo de disputa era diferente, com os campeões da América e da Europa se enfrentando em jogos de ida e volta.
O Gigante da Pampulha abrigou o jogo que garantiu o primeiro troféu do maior campeão da Copa do Brasil.
A temporada de 1997 ficou marcada pelo título da Conmebol Libertadores, mas, bem antes disso, o Cruzeiro escreveu uma história que não será apagada no Mineirão. Depois de perder a ida da final do Mineiro para o Villa Nova, o time precisava vencer a volta para ficar com o bicampeonato consecutivo. Marcelo Ramos marcou o gol da vitória por 1 a 0, em jogo acompanhado por 132.834 torcedores.
Apelidado de La Bestia negra por conquistas da Supercopa dos Campeões e da Copa Ouro no início dos anos 1990, o Cruzeiro não ganhava a Libertadores desde 1976. E foi no Mineirão que a segunda taça foi erguida.
De volta à Libertadores em 2008, o Cruzeiro tinha como objetivo também voltar a ser campeão mineiro e, se possível, dando troco no rival pela derrota por 4 a 0 no ano anterior.
Depois de ter empatado por 1 a 1 com o São Paulo no Morumbis, saiu atrás no Gigante da Pampulha, mas buscou a virada com Fábio Júnior e Geovanni, aos 35 e 44 minutos do segundo tempo.
Afastado do Mineirão por mais de dois anos por conta da reforma visando à Copa do Mundo, o Cruzeiro abriu a temporada 2013 com o pé direito. Na reinauguração do estádio, venceu o Atlético-MG, por 2 a 1, em jogo adiantado do Campeonato Mineiro.
Os anos de 2013 e 2014 foram marcados para o torcedor com os títulos do Campeonato Brasileiro, mas a primeira taça erguida pelo clube no Mineirão após a reforma para a Copa do Mundo foi o Campeonato Mineiro de 2014. O troféu foi conquistado após dois empates sem gols com o Atlético, no Gigante da Pampulha, e a Raposa foi campeã por ter feito melhor campanha na fase classificatória.
A vitória segura, sem contestações, e no palco de grandes glórias do Cruzeiro. Com o 3 a 0 sobre o Vasco, no Mineirão lotado, o time comandado por Paulo Pezzolano colocou fim ao martírio na Série B, após três anos. Era a consolidação do início de trabalho da SAF de Ronaldo Fenômeno.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!