logo

30/8/2025 04:22

Gabigol no banco, Kaio artilheiro e Dudu ausente em reencontro do Cruzeiro com São Paulo

Gabigol no banco, Kaio artilheiro e Dudu ausente em reencontro do Cruzeiro com São Paulo

Cruzeiro se prepara para o confronto contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Embalado pelas vitórias sobre Internacional e Atlético-MG, o Cruzeiro enfrenta o São Paulo, no Mineirão, às 21h deste sábado, pela 22ª rodada do Brasileirão. Será o reencontro com o adversário que marcou o início da mudança de rumos do trabalho de Leonardo Jardim e, consequentemente, do time na temporada. + ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp! Mais notícias do Cruzeiro Cruzeiro sobe proposta por Arroyo e vê prazo se encurtar para acerto com Besiktas Mineirão pretende fechar acordo "duradouro" com o Cruzeiro até o próximo mês.

O início de ano foi tumultuado, seguindo o enredo do fim de 2024. Fernando Diniz foi mantido, mas, com o trabalho sob dúvidas, acabou demitido na terceira rodada do Campeonato Mineiro. Não conseguiu fazer o time jogar, mesmo recebendo reforços do quilate de Dudu, Fabrício Bruno e Gabigol. Leonardo Jardim assumiu o comando no início de fevereiro, já para a reta final da fase classificatória do Estadual. Tropeçou no torneio, foi eliminado pelo América-MG ainda na semifinal e também iniciou a Sul-Americana sem vitórias. Em dois meses no cargo, Leonardo Jardim começou a sentir a pressão externa, ainda que tivesse confiança da diretoria. Viu a torcida protestar na porta da Toca e lideranças do elenco se reunirem com Pedro Lourenço. O clima era de desconfiança total em relação aos rumos da temporada, e foi exatamente naquele momento que houve a virada de chave.

Time titular do Cruzeiro até este momento na temporada — Foto: Marlon Costa/AGIF
Time titular do Cruzeiro até este momento na temporada — Foto: Marlon Costa/AGIF

O Cruzeiro perdeu para o Mushuc Runa e se complicou na fase de grupos do torneio. Leonardo Jardim, com respaldo completo de Pedro Lourenço e Pedro Junio, decidiu jogar as fichas finais em busca de melhorar o desempenho do time. A partir do duelo com o São Paulo, foram 28 jogos, com 16 vitórias, 8 empates e 4 derrotas: aproveitamento de 66,6%. Diante do São Paulo, decidiu realizar mudanças profundas entre peças do time, visando também uma alteração na forma coletiva de jogar.

Kaio Jorge comemora gol de empate do Cruzeiro contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro — Foto: Marcos Ribolli
Kaio Jorge comemora gol de empate do Cruzeiro contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro — Foto: Marcos Ribolli

Entre os nomes que ganharam a titularidade, a principal retomada talvez esteja ligada a Kaio Jorge. O centroavante, que viveu primeiro trimestre de poucos jogos, marcou o gol do empate contra o São Paulo e não parou mais de balançar as redes. Sem dar brecha para Gabigol voltar ao time, foram 25 jogos disputados desde então, com 18 gols e cinco assistências.

Christian e Villalba se tornaram titulares e peças importantes do time — Foto: Rafael Vieira/Cruzeiro
Christian e Villalba se tornaram titulares e peças importantes do time — Foto: Rafael Vieira/Cruzeiro

O jogo no Morumbis também marcou o início de uma boa trajetória para jogadores que, até aquele momento, eram pouco utilizados por Leonardo Jardim. Nessa situação se encaixam o zagueiro Lucas Villalba e o meio-campista Christian. "Fiquei mal com a qualidade que ele apresentou" . Essa foi uma frase dita por Leonardo Jardim, ainda no fim de março, citando Villalba como exemplo de que acredita em um elenco sendo usado de maneira uniforme. Cerca de duas semanas depois, assumiu a titularidade e, desde então, só ficou fora por suspensão ou desgaste físico. Christian também só se ausentou da equipe por esses motivos, desde aquele jogo no início de abril. Antes, tinha sido titular somente em dois jogos no ano e ficado fora da estreia do Brasileiro, contra o Mirassol, por opção de Leonardo Jardim.

As mudanças na equipe também influenciaram na composição do elenco, com as saídas de Dudu e Marlon, que até aquele momento eram titulares absolutos do time. Marlon foi emprestado ao Grêmio às vésperas do jogo, com Leonardo Jardim promovendo definitivamente o jovem Kauã Prates, então com 16 anos, ao elenco principal. As mudanças do treinador também influenciaram na polêmica saída de Dudu. Contratado sob prestígio no início do ano e com um dos principais salários do elenco, se irritou com a ida para o banco de reservas, teve atrito com a comissão técnica e rescindiu o contrato. Durante as tratativas para encerrar o vínculo, já tinha acerto encaminhado com o rival Atlético, onde está atualmente. Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

243 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.