logo

20/8/2025 15:12

Rio Branco: Grandes Vitórias Fora do Espírito Santo no Brasileirão

Rio Branco: Grandes Vitórias Fora do Espírito Santo no Brasileirão

Os lances de Águia Negra 2 x 6 Rio Branco-ES, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2021 O Rio Branco-ES precisa conquistar uma grande vitória, contra a Inter de Limeira, em São Paulo, para seguir sonhando com o acesso no Campeonato Brasileiro Série D . O ge.globo resgatou registros de cinco grandes triunfos do Capa-Preta, atuando fora do Espírito Santo, na história do Brasileirão. Série A 1964 - Rio Branco-ES 3 x 0 Goytacaz Desde 1937, o Rio Branco-ES disputa as antigas edições do Campeonato Brasileiro. Mas foi em 1964, que o Brancão conquistou a sua primeira grande vitória fora do Estado, contra o Goytacaz. A Taça Brasil, organizada pela CBD, foi disputada por 22 clubes, em formato de mata-mata, divididos em chaves regionais Zona Norte e Sul. Nas oitavas de final, da Sul, o Capa-Preta empatou em casa, com o time do Rio de Janeiro, e precisava de uma vitória para avançar. No dia 9 de agosto de 1964, o Rio Branco foi até o estádio Arizão, em Campos dos Goytacazes, e garantiu a classificação com uma vitória histórica, por 3 a 0. Urbano marcou dois gols e o Brancão ainda contou com um contra para avançar no Brasileirão.

Registro da vitória de 3 a 1 do Rio Branco-ES, sobre o Cruzeiro, no Mineirão, em 1984 — Foto: Arquivo/Cedoc/A Gazeta
Crédito: Arquivo/Cedoc/A Gazeta

Série A 1984 - Cruzeiro 1 x 3 Rio Branco-ES Os lances de Cruzeiro 1 x 3 Rio Branco-ES, pela Campeonato Brasileiro 1984 O 3 a 1 diante do Cruzeiro (assista acima) , no Mineirão, pela antiga Copa Brasil, em 1984, é apontada como a maior vitória do Rio Branco, na história dos Campeonatos Brasileiros. No sábado, dia 4 de fevereiro, pela terceira rodada, da primeira fase, o time treinado na época por Luís Alberto foi a Belo Horizonte enfrentar a Raposa. A equipe mineira saiu na frente, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, em um pênalti sofrido por Seixas e cobrado pelo zagueiro Ademar. Depois disso, o Brancão dominou a partida e virou com dois gols, em um intervalo de dois minutos. Aos 35, Paulo Roberto levantou uma bola na área e Arildo Ratão desviou de cabeça. Oportunista, o atacante Dé Aranha dominou e finalizou para empatar o jogo. Na saída, o Capa-Preta recuperou a posse e Vicente achou um lançamento para Dé. Em velocidade, o camisa 11 avançou e tocou na saída do goleiro Victor. Na etapa final, o Rio Branco seguiu dono da partida, criou oportunidades, mas o terceiro gol saiu apenas aos 29 minutos e também teve a participação de Dé Aranha. O atacante tabelou com Luis Vieira e achou Arildo Ratão, na meia-lua. Com um drible rápido e curto, o centroavante se livrou da marcação e chutou forte, de canhota, para fechar o placar.

Rio Branco-ES venceu o Vasco, no 1986, pelo Brasileirão — Foto: Arquivo/Cedoc/A Gazeta
Crédito: Arquivo/Cedoc/A Gazeta

Série A 1986 - Rio Branco-ES 2 x 1 Vasco Os gols de Vasco 1 x 2 Rio Branco-ES, pela Série A do Brasileirão 1986 A vitória do Rio Branco-ES sobre o Vasco , pelo Campeonato Brasileiro 1986, está entre as maiores do clube, atuando fora Espírito Santo. A dimensão desse triunfo vai muito além do resultado, pelo placar mínimo de 2 a 1 (assista acima) . O Capa-Preta enfrentou o Cruz-Maltino, no temido estádio de São Januário, atuando no segundo tempo com um jogador a menos e contra um elenco com nomes como Acácio, Mazinho, Geovani e Romário. No primeiro tempo, o Brancão se postou mais na defensiva, apostando nos contra-ataques e segurando o ataque vascaíno. Na etapa final, o jogo pegou fogo. Logo com dois minutos, o lateral Nenê recebeu o cartão vermelho e deixou Rio Branco em desvantagem numérica. O time capixaba não se abateu e abriu o placar aos 22. Após um cruzamento de China, Juninho falhou na tentativa de fazer o corte e Jones bateu cruzado. Três minutos depois, o Capa-Preta ampliou. Edson recebeu um passe de Sidney, entrou na área em velocidade e, quase sem ângulo, finalizou por cima de Acácio para fazer 2 a 0. Atrás do marcador, o Vasco ainda conseguiu diminuir, com o zagueiro Juninho, após uma cobrança de escanteio de Paulo Roberto. Porém, a reação cruz-maltina parou por aí e o Rio Branco voltou para o Espírito Santo com a vitória.

Série D 2021 - Rio Branco-ES 4 x 1 Aquidauanense Os gols de Aquidauanense 1 x 4 Rio Branco-ES, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2021 Na Série D do Brasileirão, em 2021, o Rio Branco-ES não avançou para a segunda fase. No entanto, naquele ano, o Capa-Preta teve que disputar uma fase preliminar contra Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul. No jogo de ida, realizado no estádio Noroeste, em Aquidauana, o Brancão goleou por 4 a 1 (assista acima) e posteriormente avançou para a fase de grupos. O Rio Branco começou a partida mais agressivo e jogando no campo do Aquidauanense, que não conseguia passar do meio de campo, nos primeiros minutos. Logo, o time capixaba abriu 2 a 0 no placar, com gols de Geovane Loubo e Chiquinho. Apenas quando ficou desvantagem, o Azulão acordou, equilibrou as ações e até diminuiu com Júlio César, cobrando falta. Porém, antes do intervalo, o time capixaba voltou a balançar as redes com o atacante Chiquinho. O início do segundo tempo sofreu um atraso de pelo menos 15 minutos por conta da ambulância, que saiu do estádio para atender a uma ocorrência. Com a bola rolando, as duas equipes pouco criaram e os técnicos fizeram diversas substituições. O jogo foi melhorar apenas a partir dos 30 minutos, quando o Rio Branco passou a encaixar os contra-ataques. Em um deles saiu o quarto gol, após uma pela jogada de Diego Noronha para a conclusão de Marcus Vinícius.

Gil Mineiro, volante do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla
Crédito: Vitor Recla

Série D 2021 - Rio Branco-ES 6 x 2 Águia Negra Foi também no ano de 2021, na Série D, quando o Rio Branco-ES obteve a sua vitória mais elástica, atuando fora do Espírito Santo. Já sem chances de classificação para a segunda fase, o time capixaba visitou o Águia Negra, no Mato Grosso do Sul, e aplicou uma goleada histórica de 6 a 2 (assista) . Nos primeiros 45 minutos de jogo, o Rio Branco controlou a partida e abriu uma boa vantagem. O time capixaba dominou a partida até mesmo quando saiu atrás do marcador, com o gol de Everton Kanela, aos oito minutos. O Capa-Preta não sentiu o golpe e iniciou a virada aos 14, com Gil Mineiro cobrando pênalti. Aos 32, o zagueiro Neguete fez o segundo e, aos 38, o colombiano Sanchez fez o terceiro. Na volta do intervalo, o Águia Negra fez duas substituições, mas seguiu em marcha lenta. Com mais vontade, o Rio Branco fez o quarto gol logo aos três minutos, novamente com o colombiano Sanchez. Aos 12, Bruno Carioca contou com a sorte e diminuiu para o Águia. A partir daí, o Rio Branco poderia ter feito pelo menos mais seis gols, mas acabou fazendo "apenas" dois. Gil Mineiro, outra vez de pênalti, fez o quinto, aos 17 minutos, e Marquinhos, aos 39, fechou o placar.

Situação do Rio Branco-ES na Série D 2025 O segundo e decisivo jogo das oitavas de final da Série D, entre Inter de Limeira e Rio Branco-ES , acontece no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, no interior de São Paulo. O ge.globo acompanha em Tempo Real. Com a derrota por 1 a 0 (assista) , no Kleber Andrade, o Rio Branco-ES precisa vencer por dois gols de diferença, para avançar às quartas de final da Série D. Caso o Capa-Preta devolva a vitória pelo placar mínimo, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. Assista: tudo sobre o Rio Branco-ES no ge.globo, na TV Gazeta e no sportv Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram , Threads , Facebook e no WhatsApp .

201 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.