Com uma noite inspirada de Guilherme, o Santos conquistou neste domingo uma vitória surpreendente sobre o Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante marcou um gol e assistiu Caballero no gol que determinou a virada alvinegra em Belo Horizonte. A arbitragem foi um capítulo à parte no jogo. Wilton Pereira Sampaio distribuiu muitos cartões, anotou faltas duvidosas e foi determinante no placar ao anular um gol do Cruzeiro.
"Jogamos contra 12", esbravejou o goleiro Cássio após a partida. O Santos cometeu uma série de deslizes táticos na primeira parte do confronto. Se o Cruzeiro fosse mais eficaz, poderia ter saído de campo com uma goleada nos 45 minutos. Mas o futebol prega suas peças e costuma cobrar caro por domínios estéreis. Na segunda parte, o time da Baixada se reencontrou em campo, soube controlar melhor a partida e venceu com grande atuação de Guilherme.
O resultado alivia a pressão sobre o técnico Cléber Xavier e deixa o Santos mais longe da zona de rebaixamento, com 21 pontos, cinco à frente do Vasco, o 17º colocado. Já o Cruzeiro vê o Flamengo descolar na liderança do Brasileirão com 40 pontos, estaciona nos 37 e tem o Palmeiras na cola, com 36.
O próximo compromisso do Santos está agendado para domingo, às 16h, contra o Vasco, pelo Brasileirão. O Cruzeiro, por sua vez, só joga novamente na outra segunda-feira, dia 18, em visita ao Mirassol, às 20h.
A resposta do Santos parecia se desenhar poucos segundos depois. O Cruzeiro errou a saída de bola, Guilherme entregou um presente para Neymar empatar o jogo, mas o craque isolou em um lance inacreditável.
Na volta do intervalo, Cléber Xavier promoveu alterações que tornaram o time do Santos mais exposto e ofensivo. O ataque alvinegro passou a ser formado por Tiquinho Soares, Caballero, Guilherme e Neymar. Os efeitos positivos das substituições apareceram mais rapidamente. Aos 17 minutos, o Santos encontrou brecha do lado direito, Caballero ergueu a bola em direção à pequena área, Guilherme apareceu para tocar a bola para o gol e deixar tudo igual.
Incomodado com o empate, o técnico Leonardo Jardim ousou, decidiu tirar o volante Lucas Romero e colocou Gabigol em campo. Com a mudança, o Santos ficou mais acuado, mas abriu espaços para contragolpes. E foi assim que saiu o gol da virada. Aos 43, Guilherme dominou com primor um lançamento pelo lado esquerdo, fez um passe em profundidade em direção ao lado direito da grande área, Caballero chegou batendo para o gol para colocar o Santos em vantagem e dar números finais ao duelo.
CRUZEIRO 1 x 2 SANTOS CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Gabigol), Lucas Silva e Christian (Matheus Henrique); Matheus Pereira, Kaio Jorge e Wanderson (Marquinhos). Técnico: Leonardo Jardim. SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Gil e Souza; Rincón (Zé Rafael), Bontempo e Rollheiser (Tiquinho Soares); Barreal (Caballero), Neymar (João Schmidt) e Guilherme (Escobar). Técnico: Cléber Xavier.
GOLS: Fabrício Bruno, aos 43 minutos do 1º tempo; Guilherme, aos 17, Caballero, aos 43 minutos do 2º tempo. ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-DF). CARTÕES AMARELOS: Villalba, Kaiki, Christian, Lucas Romero, Matheus Pereira, Zé Rafael, Caballero e Rincón. PÚBLICO: 59.345 torcedores. RENDA: R$ 4.144.274,60. LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero