logo

3/8/2025 14:31

Milton Nascimento processa Cruzeiro: justificativa legítima em defesa do torcedor.

Milton Nascimento processa Cruzeiro: justificativa legítima em defesa do torcedor.

Em comunicado em suas redes sociais neste domingo (3), o cantor Milton Nascimento explicou por que processou o Cruzeiro, seu time de coração. No último sábado (2), a ESPN mostrou que o músico havia enviado uma notificação extrajudicial ao clube por ter usado a música "Clube da Esquina nº 2" no vídeo de anúncio do atacante Gabigol (veja acima) nas redes sociais, em janeiro deste ano. Em comunicado, porém, a assessoria do artista confirmou que a notificação não surtiu o efeito esperado, e a situação evoluiu para uma ação na Justiça "por uso não autorizado de sua obra musical em uma campanha publicitária do clube". De acordo com a equipe de Milton, "assim como um jogador de futebol é remunerado por seu ofício, compositores e artistas também têm o direito de decidir quando, como e por quem suas obras podem ser usadas".

Em casos assim, é necessário separar a idolatria, e se entender que o clube, para além do sentimento, é uma empresa/marca, que visa e tem lucros, e a música, para além do entretenimento que gera, é um trabalho sério, um patrimônio do autor e fonte de renda", argumentou. O comunicado ainda faz uma analogia usando os Supermercados BH, rede pertencente a Pedro Lourenço, dono da SAF da Raposa, para dissertar sobre a situação. "É curioso notar como ainda há dificuldade, por parte de muitos, em compreender a música como profissão.

Crédito da imagem: ESPN

Para tornar mais clara essa lógica, propomos uma analogia simples: imagine se alguém entrasse em uma grande rede de supermercados pertencente ao proprietário do clube, pegasse os produtos das prateleiras e, ao chegar no caixa, solicitasse os itens gratuitamente, por amor ao time. Seria aceito?", questionou a assessoria do artista.

Por fim, o comunicado informou que, após a divulgação da notícia sobre o processo, as redes sociais de Milton passaram a receber ataques e ofensas de torcedores cruzeirenses. "Lamentamos profundamente o ódio destilado nas redes sociais contra Milton, com ataques etaristas e ofensivos, que nada têm a ver com o mérito da questão. Comentários criminosos estão sendo registrados e medidas legais serão tomadas individualmente. A internet não é terra sem lei", pontuou.

Segundo o jornal O Globo, a gravadora Sony Music pede indenização em danos materiais ao Cruzeiro, enquanto Milton e irmãos Lô e Márcio Borges exigem R$ 50 mil cada por uso indevido da canção. O Cruzeiro recebeu uma notificação extrajudicial do cantor Milton Nascimento por ter usado a música "Clube da Esquina nº 2" no vídeo de anúncio do atacante Gabigol (veja acima), em janeiro deste ano.

192 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.