Recordista de títulos no Cruzeiro, o ex-volante Ricardinho relembrou um dos grandes momentos da história do clube: o surgimento de Ronaldo Fenômeno. Ricardinho foi revelado pelo Cruzeiro nos anos 1990, época em que Ronaldo deu os seus primeiros passos com a camisa celeste, após chegar do São Cristóvão, equipe do Rio de Janeiro. “Eu comecei a jogar esse segundo ano de juvenil. Fizemos um juvenil muito bom, tinha muitos jogadores bons que eram para ser aproveitados no profissional. O ‘Seu Ênio’ (Andrade) já chamou dois, três jogadores para subir para a equipe profissional. Numa dessas, o diretor disse que chegaria um centroavante do Rio de Janeiro, que tinha sido contratado, e ele jogaria contra o América”, começou a contar Ricardinho, em entrevista ao CruzeiroCast, podcast no canal oficial do Cruzeiro, no Youtube.
Ronaldo chegou ao Cruzeiro em meados de 1993. Nessa época, ele escalou rapidamente do time juvenil para a equipe principal. “A gente não conhecia quem era Ronaldo, não tinha visto treinamento, não tinha visto nada. Ele chegou, treinou e foi pro jogo. Aí, o jogo contra o América, ele começou o jogo fazendo dois gols. Daquele jeito avassalador, driblando todo mundo, muito rápido, muito técnico. Ninguém conhecia”, relembrou.
Ricardinho, além da base, também jogou no time principal do Cruzeiro com Ronaldo. Os dois também tiveram algumas oportunidades juntos na Seleção Brasileira. “No profissional eu cheguei a treinar, entrar em alguns jogos. Entrei quando ele foi embora contra o Botafogo, entrei no lugar dele na despedida. Teve essa trajetória um pouco, encontrei na Seleção Brasileira com ele também. Jogador que dispensa comentário, fantástico em todos os aspectos”, completou.
Ricardinho defendeu o Cruzeiro durante nove anos em duas passagens (1994-2002 e 2007) e conquistou 15 títulos, entre eles a Copa Libertadores de 1997 e as Copas do Brasil de 1996 e 2000. Pela Raposa, o ex-jogador disputou 441 jogos e marcou 46 gols. Revelado no clube celeste, Ricardinho tornou-se ídolo do torcedor com muita técnica e raça dentro de campo. Ele foi vendido ao Kashiwa Reysol, do Japão, em 2002. Pelo Kashiwa, Ricardinho teve duas passagens: de 2002 até o meio de 2005 e em 2006. Ao todo, foram 91 partidas e 14 gols marcados.



Leonardo Jardim explode após empate do Cruzeiro:“Não sei se vale a pena continuar no Brasil
Indignação total! Cruzeiro protesta após CBF liberar áudio do VAR em lance com Gustavo Gómez
CBF revolta Cruzeiro e não reconhece erro em lance violento de Gustavo Gómez: “Vergonhoso!”
Cruzeiro monitora situação de Villarreal após ausência no Millonarios: Fifa pode ser acionada
Reforço à vista! Cruzeiro mira lateral do Cuiabá e promete investida forte em dezembro
Revolta total! Técnico do Cruzeiro interrompe coletiva e dispara contra arbitragem: “Não sei se vale a pena continuar”
Torcedor que jogou garrafa em Cássio é punido e vira alvo do Ministério Público e o Palmeiras vai ser punido?
Preocupação no Cruzeiro: Wanderson sofre lesão e pode desfalcar o time na reta final do Brasileirão
Promessa celeste! Goleiro do Cruzeiro assina contrato até 2028 e revela idolatria por Cássio!
Joia da Base do Cruzeiro Surpreende Mãe com Carro de Luxo.