Recordista de títulos no Cruzeiro, o ex-volante Ricardinho relembrou um dos grandes momentos da história do clube: o surgimento de Ronaldo Fenômeno. Ricardinho foi revelado pelo Cruzeiro nos anos 1990, época em que Ronaldo deu os seus primeiros passos com a camisa celeste, após chegar do São Cristóvão, equipe do Rio de Janeiro. “Eu comecei a jogar esse segundo ano de juvenil. Fizemos um juvenil muito bom, tinha muitos jogadores bons que eram para ser aproveitados no profissional. O ‘Seu Ênio’ (Andrade) já chamou dois, três jogadores para subir para a equipe profissional. Numa dessas, o diretor disse que chegaria um centroavante do Rio de Janeiro, que tinha sido contratado, e ele jogaria contra o América”, começou a contar Ricardinho, em entrevista ao CruzeiroCast, podcast no canal oficial do Cruzeiro, no Youtube.
Ronaldo chegou ao Cruzeiro em meados de 1993. Nessa época, ele escalou rapidamente do time juvenil para a equipe principal. “A gente não conhecia quem era Ronaldo, não tinha visto treinamento, não tinha visto nada. Ele chegou, treinou e foi pro jogo. Aí, o jogo contra o América, ele começou o jogo fazendo dois gols. Daquele jeito avassalador, driblando todo mundo, muito rápido, muito técnico. Ninguém conhecia”, relembrou.
Ricardinho, além da base, também jogou no time principal do Cruzeiro com Ronaldo. Os dois também tiveram algumas oportunidades juntos na Seleção Brasileira. “No profissional eu cheguei a treinar, entrar em alguns jogos. Entrei quando ele foi embora contra o Botafogo, entrei no lugar dele na despedida. Teve essa trajetória um pouco, encontrei na Seleção Brasileira com ele também. Jogador que dispensa comentário, fantástico em todos os aspectos”, completou.
Ricardinho defendeu o Cruzeiro durante nove anos em duas passagens (1994-2002 e 2007) e conquistou 15 títulos, entre eles a Copa Libertadores de 1997 e as Copas do Brasil de 1996 e 2000. Pela Raposa, o ex-jogador disputou 441 jogos e marcou 46 gols. Revelado no clube celeste, Ricardinho tornou-se ídolo do torcedor com muita técnica e raça dentro de campo. Ele foi vendido ao Kashiwa Reysol, do Japão, em 2002. Pelo Kashiwa, Ricardinho teve duas passagens: de 2002 até o meio de 2005 e em 2006. Ao todo, foram 91 partidas e 14 gols marcados.



Eu avisei! Gabigol acerta previsão sobre Santos e provoca após vitória sobre o Palmeiras
Cruzeiro define futuro do gol! Jardim terá quatro goleiros em 2026 e já estuda mudanças!
Cruzeiro define preço milionário por Kaio Jorge após interesse de gigantes europeus!
Ex-Cruzeiro revela: clube recusou Balotelli e Piatek para apostar em Kaio Jorge
Kaio Jorge na mira da Europa e Gabigol indeciso: Cruzeiro vive dias agitados nos bastidores!
Deus me chamou: ex-atacante do Cruzeiro encerra carreira e inicia jornada religiosa
Leonardo Jardim repensa ataque e pode escalar Gabigol e Sinisterra juntos no Cruzeiro
Cruzeiro embolsa fortuna! Vendas de Marlon e Zé Ivaldo rendem milhões ao clube!
Leonardo Jardim já está entre os melhores técnicos do Cruzeiro na última década
Chances de título disparam! Palmeiras e Cruzeiro crescem após derrota do Flamengo no Fla-Flu