Em 1997, Bebeto, Donizete e Gonçalves reforçam o Cruzeiro na final do Mundial de Clubes. Era 2 de dezembro de 1997, quando o Cruzeiro entrou em campo na final do Mundial de Clubes contra o Borussia Dortmund, da Alemanha. Um time que viveu reviravoltas na temporada, estava com uma equipe modificada com o desejo de ganhar o mundo. O torcedor, assim como a direção da época, pensavam: donos da América, quase rebaixados no Brasileirão e campeão do Mundo. Seria um ano ainda mais histórico. O título sul-americano foi a conquista grandiosa, mas o ano também ficou marcado pelo time "de aluguel" — que fracassou no Mundial.
Bebeto, Donizete Pantera, Gonçalves e Alberto Valentim foram as apostas do Cruzeiro para vencer aquela partida única entre o campeão europeu e o sul-americano. A vontade era tamanha que o presidente do clube na época ofereceu mais dinheiro para todo o time ser campeão. — Estava pagando um prêmio muito legal para serem campeões. Para a época, era bastante grana. Eu diria assim, cinco vezes o salário de cada um deles. Acho que isso, por si só, já motivava — revelou Zezé Perrella.
Motivação até teve. O Cruzeiro jogou bem, teve boas chances, mas não foi o suficiente para segurar o potente Borussia de Júlio Cesar, Stefan Reuter e Klos. Por 2 a 0, o time alemão conquistou a vitória e o Cruzeiro viu o investimento nos jogadores contratados por apenas um mês ser em vão. Menos para o presidente do clube, que justificou a decisão. — Eu não quis disputar o Mundial com o time que quase foi rebaixado. Eu sentia que eu tinha que fazer alguma coisa. Eu não podia errar na omissão. E eu tinha convicção na época.
O fantasma da Série B rondou o Cruzeiro, mesmo com o título da Libertadores. O time ficou em 20º (eram 26 equipes), com 28 pontos, dois a mais que o Bahia, primeiro na zona do rebaixamento do Brasileiro. Aquele desempenho fez a direção ter a ideia de reforçar o elenco por 30 dias, mas o vestiário não reagiu bem.
Donizete Pantera, ex-atacante, estava em alta na carreira. Convocado pela Seleção, na época o jogador brigava por uma vaga no elenco que iria para a Copa do Mundo de 1998. Em alta, ele foi contratado pelo Cruzeiro e viu de perto o clima que o vestiário estava. — Estávamos passando por momentos importantes nos clubes onde estávamos.



Eu avisei! Gabigol acerta previsão sobre Santos e provoca após vitória sobre o Palmeiras
Cruzeiro define futuro do gol! Jardim terá quatro goleiros em 2026 e já estuda mudanças!
Cruzeiro define preço milionário por Kaio Jorge após interesse de gigantes europeus!
Ex-Cruzeiro revela: clube recusou Balotelli e Piatek para apostar em Kaio Jorge
Kaio Jorge na mira da Europa e Gabigol indeciso: Cruzeiro vive dias agitados nos bastidores!
Deus me chamou: ex-atacante do Cruzeiro encerra carreira e inicia jornada religiosa
Leonardo Jardim repensa ataque e pode escalar Gabigol e Sinisterra juntos no Cruzeiro
Cruzeiro embolsa fortuna! Vendas de Marlon e Zé Ivaldo rendem milhões ao clube!
Leonardo Jardim já está entre os melhores técnicos do Cruzeiro na última década
Chances de título disparam! Palmeiras e Cruzeiro crescem após derrota do Flamengo no Fla-Flu