O Cruzeiro visita o Vitória nesta quinta-feira (12), às 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vice-líder com 23 pontos, o time comandado por Leonardo Jardim pode assumir a ponta da tabela caso vença o Leão fora de casa, já que o Flamengo, líder com 24, não joga nesta semana por conta do Mundial de Clubes da Fifa.
Além da briga pela liderança, o duelo também marca mais um capítulo do histórico celeste em jogos no Dia dos Namorados — uma data que, curiosamente, tem trazido mais desilusões do que alegrias para a torcida cruzeirense neste século. Apesar do retrospecto, o momento atual da equipe dá esperanças para o torcedor, que vive ‘lua de mel’ com o elenco comandado por Leonardo Jardim, principalmente com o atacante Kaio Jorge, eleito o melhor jogador do Brasileirão do mês de maio.
Desde 2001, o Cruzeiro entrou em campo cinco vezes no dia 12 de junho e venceu apenas uma partida: o clássico contra o Atlético, em 2016, no Independência. Nos outros quatro jogos, o time acumulou três derrotas e um empate.
O desempenho celeste na data, de apenas uma vitória em cinco jogos, torna o compromisso desta quinta-feira uma oportunidade de espantar o histórico ruim e, de quebra, assumir a liderança da Série A do Brasileirão.