O CRB-AL será o adversário do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil. Além de uma vaga nas quartas de final da competição nacional, o duelo valerá como “tira-teima” do confronto. Isso porque as equipes já se enfrentaram duas vezes na competição. O placar está empatado, pois o time celeste avançou em 2006 e os regatianos deram o troco em 2020.
Fora de casa, o Cruzeiro eliminou o CRB em 2006. A equipe mineira venceu por 2 a 0, no Rei Pelé, em Maceió, e saiu classificada às oitavas de final. Os gols foram de Francismar e Diogo Silva. Naquela edição, os visitantes que ganhassem por dois ou mais gols de diferença liquidavam a eliminatória sem necessidade do jogo de volta.
Em 2020, os times mediram forças pela terceira fase da competição, com sucesso para o Galo da Pajuçara. Os confrontos de ida e volta foram separados pelo surgimento da pandemia de Covid-19. A primeira partida foi disputada no Mineirão, no dia 11 de março. O atacante Léo Gamalho brilhou com dois gols e garantiu o triunfo por 2 a 0 para os nordestinos. O reencontro só aconteceu depois de cinco meses. O CRB segurou o empate por 1 a 1 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e ficou com a vaga.
O confronto entre Cruzeiro e CRB nas oitavas de final da Copa do Brasil foi definido por sorteio, nesta segunda-feira (2), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Os jogos têm os dias 30 de julho (ida) e 6 de agosto (volta) como datas-base. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não detalhou datas e horários dos duelos. A primeira partida será no Mineirão, enquanto o CRB-AL poderá fechar a eliminatória em casa, no Estádio Rei Pelé. A definição dos mandos também foi feita em sorteio.