A vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Palmeiras, neste domingo (1º), no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi importante para além dos três pontos e da vice-liderança na competição. O triunfo também encerrou um tabu indigesto de seis anos, uma vez que o time celeste não vencia o Verdão desde agosto de 2018. Naquela ocasião, o Cruzeiro bateu o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O gol da equipe, à época comandada pelo técnico Mano Menezes, foi marcado pelo atacante argentino Hernan Barcos.
Na partida de volta entre mineiros e paulistas, empate em 1 a 1, no Mineirão, e vaga à final do mata-mata garantida. O Cruzeiro acabou com o hexacampeonato do torneio, ao passar pelo Corinthians, arquirrival do Palmeiras. Sequência recente: Do dia 12 de agosto de 2018, quando o Cruzeiro venceu o Palmeiras na ida da semifinal da Copa do Brasil, as equipes se enfrentaram nove vezes. Nesse recorte, o time celeste venceu uma vez (triunfo deste domingo, 1 de junho), empatou duas e perdeu seis. O Cruzeiro marcou seis gols e sofreu 14 em nove oportunidades.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos 23 pontos no Brasileiro e tirou o Palmeiras da liderança. O time celeste agora é o segundo colocado, com um ponto a menos do que o novo líder, o Flamengo, que tem 24 pontos. O Rubro-Negro goleou o Fortaleza por 5 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Próximo jogo: Agora, o Cruzeiro só volta a jogar no dia 12 de junho (quinta-feira). A equipe celeste visita o Vitória, no Barradão, em Salvador. A partida está marcada para as 19h (de Brasília).
Jogos entre Cruzeiro e Palmeiras desde agosto de 2018: (listagem dos jogos)