Com planejamento de 2024 em andamento, a posição de goleiro mais uma vez passa distante de ser foco do Cruzeiro no mercado de transferências. No entanto, com exceção a Rafael Cabral, titular absoluto da posição e capitão do time, há dúvidas em relação aos substitutos, pensando no decorrer da próxima temporada.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Retrospecitiva Cruzeiro: GE convidou 3 torcedores para acompanharem como foi o ano do clube
Para 2023, o Cruzeiro foi ao mercado em busca de goleiro. Assinou pré-contrato e buscou Anderson, então no Athletico-PR, para ser alternativa a Rafael Cabral. O jogador tem contrato até o final de 2024 e realizou apenas um jogo na temporada passada, quando o titular cumpriu suspensão.
Justamente em função das poucas oportunidades, Anderson avaliará o futuro, mas somente após a disputa do Campeonato Mineiro. Recebeu algumas consultas recentes e, a partir de julho de 2024 poderá assinar pré-contrato com outro clube.
Mas a informação é de que o jogador está adaptado ao Cruzeiro e a Belo Horizonte. É muito bem avaliado internamente, tanto do ponto de vista técnico, quanto comportamental. É considerado um jogador participativo no dia a dia e nos jogos, mas não ganhou oportunidades por falta de brecha de Rafael Cabral.
Mas, neste momento, o Cruzeiro não tem como certo quem será o terceiro goleiro no início da temporada. Em 2023, quem ocupou essa função foi Gabriel Mesquita, que tem contrato apenas até 31 de dezembro e irá defender o Operário-PR a partir de janeiro.
Quem também poderia ocupar essa função é Rodrigo Bazílio. Revelado nas categorias de base do Cruzeiro , ele fez parte do elenco profissional no Campeonato Mineiro do ano passado, mas depois foi cedido ao Athletic, com quem conseguiu acesso à Série C do Brasileiro. O empréstimo foi renovado com a equipe do interior mineiro.
Neste momento, os três goleiros do sub-20 ainda têm, pelo menos, dois anos com idade para atuar na base. O mais velho entre eles é Otávio, titular da equipe que conquistou o Mineiro e a Copa do Brasil da categoria em 2023.
Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita foram os goleiros do Cruzeiro em 2023 — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita foram os goleiros do Cruzeiro em 2023 — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Rafael Cabral sofreu algumas críticas de parte da torcida do Cruzeiro ao longo de 2022 e de 2023, mas terminou ambos os anos em destaque no time. São 105 jogos disputados no período, e ano passado conquistou a Série B.
Um dos principais líderes do elenco já no ano passado, Rafael Cabral tornou-se capitão do time neste ano, após a saída de Eduardo Brock rumo ao Cerro Porteño. No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro teve a melhor defesa, com apenas 32 gols sofridos.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!