O duelo entre Cruzeiro e Corinthians, no próximo sábado, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão, marcará oficialmente o retorno do Raposão e do Raposinho. Os mascotes do clube passaram por modernização nos últimos meses.
Os novos mascotes haviam sido escolhidos pelos sócios-torcedores, no mês passado. Nesta quarta-feira, as versões físicas do Raposão e do Raposinho foram apresentadas ao comitê criado com intuito de ser um canal de comunicação entre o clube e os torcedores.
Em comunicado à imprensa, o Cruzeiro divulgou que a aprovação desta quarta-feira, em reunião extraordinária, ocorreu por unanimidade. O ex-lateral Nonato, que está no comitê como representante dos ídolos do clube, elogiou.
- Aprovadíssimo! Estávamos todos na expectativa de como ficaria a diferença de cor, as características. Mas, sem dúvida nenhuma, ficou perfeito – disse Nonato, multicampeão pelo clube nos anos 1990.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/1/X/g9YBnzSzmhM60cvB5GSg/raposao.jpg)
Cruzeiro anuncia o novo Raposão — Foto: Cruzeiro/Divulgação
Cruzeiro anuncia o novo Raposão — Foto: Cruzeiro/Divulgação
O Cruzeiro comunicou que vai fazer, antes do jogo no Mineirão, algumas ações especiais para celebrar o retorno dos mascotes.
Polêmica com os mascotes
Em março deste ano, o Cruzeiro anunciou a troca do seu mascote. O clube explicou que a mudança deixaria Raposão e Raposinho com "um visual mais próximo das raposas, abrindo a possibilidade para ampliar ativações junto ao torcedor e às diversas marcas."
Após protestos da torcida em redes sociais e em frente ao CT, a diretoria do Cruzeiro interrompeu o processo de mudança de visual. O clube decidiu criar um fórum de discussão com torcida para debater aspectos que influenciam o extracampo da equipe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/M/Q/cdd2mMT6yfenhGMxIZtg/raposao.png)
Versões iniciais do Raposão e do Raposinho, após modernização, foram criticadas pela torcida do Cruzeiro — Foto: Reprodução/ Cruzeiro
Versões iniciais do Raposão e do Raposinho, após modernização, foram criticadas pela torcida do Cruzeiro — Foto: Reprodução/ Cruzeiro
A mudança dos visuais do Raposão e do Raposinho teve repercussão negativa, rendeu memes e foi alvo de protesto de organizadas na porta da Toca da Raposa. Um grupo se reuniu na entrada do centro de treinamentos do time e criticou Ronaldo Fenômeno, gestor da SAF cruzeirense: "Ronaldo gordão, devolve o Raposão!"
Devido à repercussão negativa, houve um encontro entre líderes das organizadas e a direção do Cruzeiro . Diante dos termos expostos na reunião, o clube anunciou a criação do comitê.