logo

27/10/2017 07:57

Campeões, cascudos e novatos: o perfil do atual elenco do Cruzeiro para Libertadores

Clube mineiro tem jogadores com larga experiência na competição continental, mas também atletas pouco rodados ou sem jogos pelo torneio

Campeões, cascudos e novatos: o perfil do atual elenco do Cruzeiro para Libertadores
https://s2.glbimg.com/qU4dCD1QCwjyBEi7Kex4O1JP5m0=/0x0:4169x2779/1000x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/09/29/20170928005330_2.jpegHenrique; Cruzeiro; Troféu; Copa do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Cruzeiro pode se gabar: é o único clube brasileiro garantido na Taça Libertadores de 2018. Nenhum outro clube tem presença garantida na próxima edição da competição continental. Visando ao torneio, a nova diretoria já começa a montar o grupo, tendo como política a manutenção da base pentacampeã da Copa do Brasil e a contratação de três a quatro reforços, considerados como pontuais, para reforçar o time.



Tendo como base o atual grupo, o GloboEsporte.com traçou um perfil sobre o grau de experiência dos principais jogadores do Cruzeiro na Libertadores. Pode-se dizer que Mano Menezes tem uma equipe até experiente na competição nacional, contando com um bicampeão, quatro finalistas e outros que chegaram perto de levantar a copa. Entretanto, há uma parcela que vai para o seu primeiro torneio.

A classificação foi feita tendo como base as conquistas, jogos e fases disputadas: quem está com cinco estrelas é porque já foi campeão. Quatro se já chegou à final da competição. Três estrelas se disputou mais de 10 jogos ou chegou à fase de mata-mata. Duas estrelas se já participou da Libertadores. Uma é para os estreantes.

Soberano

Rafael Sobis se sobressai sobre todos. Ele pode até não ficar na próxima temporada, por ter proposta do futebol mexicano, mas de sobra é o mais cascudo do grupo, tendo dois títulos (2006 e 2010 pelo Internacional) e um vice-campeonato com o Tigres, do México, em 2015. O jogador tem 44 jogos disputados pelo torneio, vestindo as camisas de Inter, Fluminense e o time mexicano.

Rafael Sobis foi campeão da Libertadores em 2006 e 2010 pelo Internacional (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)

Logo em seguida, estão o goleiro Fábio (jogador com mais partidas na Libertadores no atual grupo, 64) e o volante Henrique (52 jogos), que bateram na trave com o Cruzeiro em 2009. Outro no mesmo grupo é Thiago Neves (28 partidas), vice com o Fluminense em 2008.

O grupo mais extenso do Cruzeiro é o de três estrelas, com 11 jogadores. Hudson (19 partidas) e Arrascaeta (22) chegaram às semifinais com São Paulo e Defensor, respectivamente. Os quadrifinalistas são Léo (9 jogos), Manoel (13), Dedé (15), Digão (10), Lucas Silva (8), Ariel Cabral (22), Elber (3) e Alisson (5). Lucas Romero é o único que parou nas oitavas com o Vélez, em 2013, e tem 11 partidas.

Cruzeiro buscará o tricampeonato da Libertadores (Foto: Reprodução/TV Globo)

O grupo de duas estrelas e que jogaram somente a primeira fase são Rafael Galhardo (um jogo), Robinho (6), Rafinha (5), Rafael Marques (2) e Sassá (4). Todos eles atuaram por outras equipes brasileiras. O grupo dos que não atuaram são cinco: Rafael, Ezequiel, Murilo, Diogo Barbosa e Bryan.

Treinador quatro estrelas

Se Mano Menezes fosse ser incluído na lista, estaria ao lado de Fábio, Henrique e Thiago Neves. O treinador cruzeirense também já esteve em uma final da Libertadores. Foi em 2007, quando treinava o Grêmio, mas perdeu a decisão para o Boca Juniors, após duas derrotas na decisão. O treinador, agora, tentará o seu primeiro título e o terceiro do Cruzeiro na competição.

Fonte: GloboEsporte.com

Segundo o calendário da Conmebol, a fase de grupos da Libertadores começa a partir do dia 28 de fevereiro. O sorteio da competição, com os duelos das fases premilinares e da formação dos grupos vai ocorrer em 20 de dezembro, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.

3249 visitas - Fonte: Globo Esporte




libertadores é para time cascudo se o cruzeiro não se reforça não chega nem nas oitavas de final

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.