logo

11/12/2016 09:37

O que convenceu Mano a testar Sóbis de 'falso 9' no último jogo de 2016

O que convenceu Mano a testar Sóbis de falso 9 no último jogo de 2016
No último jogo do ano, Mano vai apostar em Sóbis como referência do ataque celeste

Quando começou o ano, a diretoria do Cruzeiro resolveu dar a camisa 9 para o atacante Willian, homem de confiança de Mano Menezes e um dos pilares do time ainda na primeira passagem do treinador, em 2015. A boa fase do ano passado, contudo, não continuou com o novo número. Na função de centroavante, Willian não rendeu.

O plantel ainda contava com Rafael Silva e Riascos no primeiro semestre, mas ambos também não deram conta do recado e nem estão mais na equipe. Com Ramón Ábila, o clube parecia ter encontrado seu homem gol ideal, mas a volta de Mano não deu garantias de titularidade absoluta ao argentino.

Insatisfeito com o setor, Mano decidiu mudar e neste último jogo do ano vai apostar suas fichas em Rafael Sóbis. O camisa 7 que atuava pelos lados agora fará a função de 'falso 9' contra o Corinthians. Posicionamento em campo e confiança no jogador estão entre os motivos para testar a experiência.

No time que treinou durante a semana, Mano preservou o esquema no 4-2-3-1, mas mudou a forma de jogar no setor ofensivo. Robinho ficará mais encarregado pela criação. Pelos lados, Arrascaeta e Alisson serão os pontas, mas terão liberdade para trocar de posições, inclusive com Sóbis, a referência dentro da área.

"Nós já vimos como funciona com o Ábila e com Willian. Podemos ver, pelo menos em alguns minutos, como funciona com o Sóbis, com movimentação um pouco mais diferente, mais solta, com arrancada mais longas, contra uma equipe que marca mais alto e te propicia essa maneira de jogar. São avaliações que temos que fazer para as tomadas de decisões que teremos pela frente", falou o treinador.

Apesar da estreia de Sóbis como referência na grande área do Cruzeiro, atuar como centroavante não é novidade para Sóbis. Nos tempos de Tigres, no México, o jogador fez dupla de ataque com Gignac e chegou a jogar algumas partidas mais centralizado e próximo do gol. Até o momento, Sóbis só balançou as redes por quatro vezes no Brasileiro (nas partidas contra o Internacional e Fluminense), mas sempre teve o apoio de Mano, que minimizou a seca de gols e valorizou o comprometimento tático do atacante.

Vale lembrar ainda que, apesar das escolhas, Mano não estará em campo no Mineirão. O treinador foi punido pelo STJD com um jogo de suspensão e por isso acompanhará a partida dos camarotes. O auxiliar Sidnei Lobo será o responsável por comandar a equipe.

CRUZEIRO x CORINTHIANS
Motivo: 38ª rodada, Brasileirão 2016
Data/Hora: 11/12/2016, às 17h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)

CRUZEIRO: Rafael, Ezequiel, Léo, Manoel e Edimar; Henrique e Ariel Cabral; Arrascaeta, Robinho, Alisson; Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes.

CORINTHIANS: Walter, Fágner, Balbuena, Vilson e Uendel; Cristian e Camacho; Rodriguinho, Marlone e Romero; Guilherme. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

1272 visitas - Fonte: UOL Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.