A contratação do atacante Henrique Dourado fechou o grupo de atacantes do Cruzeiro para a temporada. No elenco azul, além dele, são sete nomes para a posição: Joel, Judivan, Leandro Damião, Marquinhos, Neilton, Riascos e Willian. Destes, quatro vão brigar pela posição de atacante referência, ou seja, aquele homem que joga mais avançado e faz a função de centroavante do time, como Marcelo Moreno fez ano passado. Como o técnico Marcelo Oliveira costuma escalar o Cruzeiro no esquema tático 4-2-3-1, este jogador seria o número 1 e a vaga vai ficar entre Leandro Damião, Joel, Riascos e Henrique Dourado.
Quem largou na frente para ser o titular da posição foi Leandro Damião. O atacante, que veio do Santos, começou o ano entre os 11 de Marcelo e não está decepcionando. Em três jogos do Campeonato Mineiro, Damião deu duas assistências e fez dois gols, todos diante do Guarani-MG, na última quarta-feira. Mesmo sem ter marcado nas duas primeiras partidas, o atacante não perdeu a confiança do técnico, que o elogiou após a partida de Nova Serrana.
- Ele é importante. Eu comentei sobre o Damião em outras oportunidades. O atleta que fez o que ele fez pelo Internacional, com tantos gols e jogadas de pivô, não poderia ter esquecido tudo. Por isto que insistimos um pouco mais. Quando estamos formando um time, se você tira um que não vai bem e no outro jogo tira outro, você não monta uma equipe. Tem que acreditar e confiar. Estes gols vão dar moral e confiança pra ele. Assim vamos formando nosso novo time.
Joel é a segunda opção no momento. O camaronês, que veio do Coritiba, fez o segundo gol do Cruzeiro no estadual, o da vitória sobre o Democrata GV, na estreia da competição. Joel tem se movimentado muito nos jogos e treinos, mostrando espírito de luta e também ganhou elogios do chefe.
O número três da lista é Henrique Dourado, mesmo sem ter sido indicado por Marcelo Oliveira. O episódio, inclusive, gerou um desconforto entre o técnico e o presidente Gilvan de Pinho Tavares, já superado pelos dois. Como Riascos não está na melhor condição física, Dourado é uma opção mais plausível para os próximos jogos do que o colombiano, que sequer foi relacionado para a partida com o Guarani-MG, para fazer trabalhos de reforço muscular e físico. Um exame de ressonância magnética feito nesta quinta, no entanto, detectou uma lesão muscular na coxa esquerda e isto deve afastar o atacante dos gramados por ainda mais tempo.
Leandro Damião, Joel, Henrique Dourado ou Riascos? Destes quatro sai o herdeiro de Marcelo Moreno no ataque do Cruzeiro. A estreia na Libertadores é dia 25, na Bolívia, contra o Universitário de Sucre e, se nenhum fato novo acontecer, Damião sai na frente desta acirrada disputa.