logo

5/8/2014 11:28

Um visitante indigesto

Cruzeiro terá que mostrar, mais uma vez, sua força fora de casa, contra o Criciúma, para voltar com os três pontos e seguir na liderança com grande vantagem sobre o Fluminense

Um visitante indigesto
Artilheiro do campeonato, Ricardo Goulart terá, de novo, a missão de deixar sua marca sábado para que a Raposa volte com outra vitória

O empate com o Botafogo, sábado, no Maracanã, não era o resultado desejado pelo Cruzeiro e fez cair de cinco para quatro pontos a vantagem sobre o segundo colocado no Campeonato Brasileiro. Porém, o clube celeste continua apostando no bom retrospecto fora de casa para seguir firme e forte na liderança da competição, pela qual enfrenta o Criciúma, sábado, às 18h30, no interior catarinense.

Nas sete vezes que atuou como visitante neste Nacional, a Raposa venceu quatro, empatou uma e perdeu apenas duas (veja quadro nesta página). Assim, tem o melhor campanha como visitante, com 61,9% de aproveitamento, o que se mostra fundamental para que siga na ponta da tabela – 13 dos 29 pontos que somou, ou 44,82%, foram obtidos longe de seus domínios.

Os números são ainda melhores se for levado em conta que uma das partidas em que foi mandante, diante do Flamengo, pela nona rodada, foi disputada em Uberlândia, pois o Mineirão já estava entregue à Fifa para a disputa da Copa do Mundo. Na ocasião, o time celeste venceu por 3 a 0, gols de Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro e Borges.

Agora, os comandados de Marcelo Oliveira precisam voltar a vencer em novo desafio fora de Belo Horizonte para não correr o risco de ver os concorrentes ao título se aproximarem mais. A promessa é de mais uma vez a equipe apresentar o futebol ofensivo que a caracteriza desde o ano passado, até porque o treinador tem boas opções de ataque, como Dagoberto e Willian, que brigam com Marquinhos para ser titular.

Ao contrário do último compromisso, o empate diante do Tigre pode não ser um bom negócio. Afinal, não se trata de um dos grandes do futebol brasileiro. “Existe uma matemática nos pontos corridos segundo a qual quando você está enfrentando uma grande equipe, fazendo um clássico, ou você ganha os seis pontos ou conquista ao menos quatro (nos dois jogos), que é o que vamos tentar fazer quando pegarmos o Botafogo novamente”, argumentou Marcelo Oliveira, ainda no Maracanã.

Na conquista do Brasileiro do ano passado, o time celeste já havia mostrado muita força fora de casa. Em 19 jogos, foram nove vitórias, quatro empates e seis derrotas, também obtendo a melhor campanha da competição. Mostrando a importância de ser forte também como visitante, dois dos outros três times que garantiram vaga na Copa Libertadores também tiveram boas campanhas fora, o vice-campeão Grêmio e o quarto colocado Botafogo.

METAS Dos seis jogos que o Cruzeiro ainda fará neste primeiro turno, metade será longe do Mineirão: além do Criciúma, visitará Goiás e Fluminense. Se mantiver o aproveitamento obtido até agora, conquistará cinco pontos. Assim, precisaria de pelo menos duas vitórias nos três jogos em casa, contra santos, Grêmio e Chapecoense, para atingir a meta de 40 pontos estabelecida para a primeira metade do Brasileiro.

1605 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro