2/8/2014 14:15
Um dos mais cobrados, Egídio celebra momento estável e melhora defensiva
Lateral, titular da equipe na campanha do título brasileiro do ano passado, diz que cobrança é normal, e revela atenção maior à marcação
Egidio mantém os pés no chão, mas comemora bom momento com a camisa do Cruzeiro (Foto: Getty Images)
Nem mesmo o grande momento de um time poupa alguns jogadores de cobranças por parte do torcedor. É o caso do lateral-esquerdo Egídio no Cruzeiro. Titular na conquista do Brasileirão do ano passado, quase sempre o jogador que percorre a maior distância nos jogos e é destaque em estatísticas importantes, como desarmes, o camisa 6 é o dono da posição há algum tempo. Ainda assim, vez ou outra gera algum chiado na arquibancada. Para Egídio, algo normal, que faz parte do futebol, mas que agrada quando fica menos habitual. O lateral do líder do campeonato comemora um momento mais estável na Raposa, e garante que se sente cada vez mais confiante e capaz de render mais.
- A gente está acostumado com as cobranças. Temos que trabalhar para cada vez mais chegar no jogo e cumprir bem. A cobrança é normal, faz parte. Temos que nos dedicar.
Egídio vive um momento de estabilidade no Cruzeiro. Para o técnico Marcelo Oliveira, as cobranças em cima dele ocorrem muito em função da disponibilidade do lateral nos jogos. Egídio é um dos mais participantes. Nos jogos, a bola só passa mais vezes pelos pés de Éverton Ribeiro, Lucas Silva e Henrique. Além disso, Egídio chega constantemente à linha de fundo e tenta passes decisivos, o que aumenta a possibilidade de erros. Prova disso é que ele e Éverton Ribeiro são os que mais erram passe, mas são também os líderes de assistência: três do lateral; cinco do meia.
O bom momento de Egídio pode ter também uma explicação no aprendizado. No início da temporada, ele chegou a ir para o banco na fase de grupos da Libertadores, mas logo recuperou a posição.
Naquele período, Marcelo Oliveira apostou em Samudio como um lateral mais seguro defensivamente. Egídio admite que trabalhou esse quesito e conseguiu ver evolução.
- A gente sabe que lateral tem primeiro, e o Marcelo sempre frisa isso, que marcar mais e depois sair para o jogo. Eu tenho me dedicado mais na marcação, venho me aprimorando, e estou cada vez mais confiante para me manter no time.
Curiosamente, mesmo sendo um lateral ofensivo, Egídio foi um dos principais ladrões de bola no Brasileirão passado. Algo que permanece nesta temporada (já foram 22 roubadas de bola), mas uma estatística na qual ele perdeu a liderança para Henrique, maior ladrão de bolas do Cruzeiro e o quinto do campeonato, com 27 roubadas.
- Acho que no ano passado fiquei entre os três em roubadas de bola também. Hoje o Argel até me cobra um pouquinho, falando que no ano passado eu roubava mais bola, que tenho que voltar.
Neste sábado, o Cruzeiro enfrenta o Botafogo no Maracanã, em jogo válido pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV, menos para o Rio de Janeiro, e pelo Premiere FC. O GloboEsporte.com confere todos os detalhes em tempo real, com vídeos.
1692 visitas - Fonte: Globo Esporte