Em mais um ano de investimento da gestão de Pedro Lourenço no futebol profissional, o Cruzeiro fez a opção de emprestar, a times de orçamento inferior, jogadores formados na base para ganharem espaço. O ge traz o levantamento dos minutos jogados pelos garotos, até o momento.
A Série B do Brasileirão é a competição que mais conta com crias da Toca, mas com cada um vivendo momento distinto dentro do clube: Ian Luccas (Ferroviária-SP), Jhosefer (América-MG), Pedrão (Avaí), Tevis (Athletico), Vitinho (Goiás) e Weverton (Vila Nova-GO). Dos emprestados, Ian Luccas é aquele que mais tem jogos na atual temporada. Emprestado à Ferroviária desde o início da temporada, o meio-campista acumula 18 jogos. Na Série B, foi titular nas duas primeiras rodadas e, na terceira, saiu do banco no decorrer da partida. O único que ainda não entrou em campo foi o zagueiro Weverton, cedido ao Vila Nova após o Campeonato Goiano. O jogador de 22 anos ficou no banco contra o Paysandu, mas não foi utilizado, além de não ter sido relacionado contra Coritiba, Goiás e Botafogo-SP. No fim de semana, dois jogadores contemporâneos da base cruzeirense se enfrentaram em América-MG x Goiás. Após terminar o Goiano como titular, Vitinho duas rodadas da Série B saindo do banco, mas ganhou a titularidade contra o Coelho. Jhosefer esteve em campo por dez minutos, estreando na competição nacional e fazendo o segundo jogo com a camisa do time americano. A rodada também representou os primeiros minutos do atacante Tevis pelo Athletico-PR na Série B. Emprestado em negociação que envolveu Mateo Gamarra, o garoto jogou cerca de 25 minutos contra o CRB e deu assistência para gol de Renan Peixoto.
Antes dessa partida, tinha entrado em um jogo do Paranaense e ficado no banco nas rodadas do torneio nacional. Quem também está no banco, neste momento, é o zagueiro Pedrão, emprestado ao Avaí. O garoto foi titular absoluto no título do Campeonato Catarinense, sob comando de Enderson Moreira, mas perdeu posição com a chegada do técnico Jair Ventura. Ainda não entrou em campo na Série B.
Na Série C do Brasileiro, o cria da Toca que está emprestado é João Pedro, que defende o Tombense desde o início do ano. Titular absoluto no Mineiro, ele mantém essa condição para o início da competição nacional e esteve campo durante todos os minutos da estreia diante do Retrô. O único jovem revelado pelo Cruzeiro e que está emprestado ao exterior é o centroavante Arthur Viana, que defende o Ehime FC, da segunda divisão do Japão. Ele foi anunciado no fim de fevereiro e disputou duas partidas pelo clube. Números dos emprestados pelo