O Cruzeiro reencontra um antigo sonho de consumo do clube e de seu atual proprietário, Pedro Lourenço. Protagonista do tri e do tetra do Brasileiro, em 2013 e 2014, o meia – agora no Bahia – só construiu a história após um empréstimo do atual dono da SAF para a contratação. A história se passa entre o final de 2012 e o começo de 2013.
Após se destacar pelo Coritiba, Éverton Ribeiro virou peça pretendida por grandes do Brasil. Um deles o São Paulo. - Foi numa sexta. Teve que fazer um negócio de depósito, tive que fazer depósito numa sexta, 17h. São muitas coisas que acontecem no Cruzeiro . Não emprestei dinheiro para ser dono do Cruzeiro depois - disse Pedro Lourenço em uma entrevista à Globo .
Passando por dificuldades financeiras na época, o Cruzeiro recorreu a Pedro Lourenço para pagar a compra do meia, então com 23 anos. Na época, foram R$ 4 milhões por 60% dos direitos econômicos. A aquisição foi confirmada no início de janeiro de 2013. O diretor do clube era Alexandre Mattos, atual CEO de futebol do clube. O Cruzeiro , dois anos depois, acertou a venda de Éverton Ribeiro por 9 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões de reais) ao Al Ahli, dos Emirados Árabes. O meia marcou passagem no com dois títulos de Brasileiro e um do Mineiro.
Até por isso, o jogador passou a se tornar sonho de consumo do clube nos anos seguintes. Foram diversas consultas realizadas ao staff do atleta. O sonho seguiu com a SAF do Cruzeiro sob gestão de Ronaldo Fenômeno. No ano passado, buscando montar um time mais forte que de 2023, o clube mineiro consultou a situação de Ribeiro. Na época, o então diretor do clube, Pedro Martins, confirmou a situação. - Eu ligo para muitos jogadores, para agentes, para buscar informação, preço. E a gente tem um orçamento, a gente não vai ferir o nosso orçamento, vocês já sabem como o Cruzeiro funciona, vocês já sabem que a gente não vai fazer uma loucura financeira por apenas um jogador – disse o diretor. O detalhe que o investimento no jogador teria a ajuda de Pedro Lourenço. Na ocasião, o empresário tinha o interesse de trazer um atleta de renome ao clube mineiro, ajudando no investimento com a gestão de Ronaldo Fenômeno.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/11/15/evertonribeiro_cruzeiro_ae.jpg)