O Cruzeiro iniciou nesta segunda-feira (30) a preparação para o jogo contra o Fluminense, às 21h30 de quinta-feira (3), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Fernando Diniz já começa a pensar no time para o duelo e terá, ao menos, um retorno certo. Trata-se do zagueiro João Marcelo. Após expulsão, o jogador cumpriu suspensão no empate com o Vasco em 1 a 1 nesse domingo (29), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Brasileirão.
O defensor era tido como titular, mas o argentino Lucas Villalba iniciou nos últimos dois jogos que o Cruzeiro não mesclou a equipe - fora o duelo com o Vasco. Zé Ivaldo completou a zaga com o “hermano” diante do Vasco. Cortado do jogo contra o Vasco por “risco de lesão” ao sentir incômodo muscular na coxa direita, Matheus Pereira, meia e destaque do Cruzeiro, foi a campo nesta segunda. Contudo, ele realizou um trabalho específico em campo, separado dos demais.
Substituto de Pereira contra o Vasco, o meia Mateus Vital deixou a partida com dores na coxa esquerda. Contudo, ele participou normalmente das atividades regenerativas desta segunda com demais titulares e, até então, é opção para o duelo com o Flu. O Cruzeiro foi a campo contra o Vasco com: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Matheus Henrique, Lautaro Díaz, Mateus Vital (Fabrizio Peralta) e Gabriel Veron (Álvaro Barreal); Kaio Jorge. Anderson, Gabriel Grando, Wesley Gasolina, Weverton, Jonathan Jesus, Kaiki, Walace e Lucas Silva foram reservas não utilizados contra o Vasco.
Fora desde agosto por lesão na parte posterior do joelho direito, o atacante Rafa Silva iniciou nesta segunda a transição física. O jogador se aproximou do retorno aos gramados, mas ainda deve ser baixa diante do Tricolor das Laranjeiras.
Três jogadores estão no departamento médico e seguem como desfalques: os meio-campistas Japa e Vitinho e o atacante argentino Juan Ignacio Dinenno. Japa se recupera de cirurgia no pé direito, enquanto Dinenno está em processo pós-cirúrgico após romper ligamento do joelho direito. Vitinho se recupera de lesão muscular na coxa direita.
Quatro jogadores do time sub-20 promovidos à equipe profissional não estiveram disponíveis para jogo contra o Vasco: Dorival (lateral-direito), Jhosefer (meio-campistas), Kaique Kenji (atacante) e Tevis (atacante). Eles estavam em preparação para a volta da final do Campeonato Brasileiro da categoria, nesta segunda. A tendência é de que os quatro “crias da Toca” possam ser relacionados para o jogo contra o Flu.
O Cruzeiro ocupa a oitava posição do Brasileirão, com 43 pontos em 28 jogos. Já o Flu é o 18º e antepenúltimo, com 27 pontos em 27 partidas, integrando a zona de rebaixamento para a Série B de 2025.