Garantido no G-6 do Brasileirão ao final da 16ª rodada, o Cruzeiro se reforçou em quase todos os setores do campo. O ataque, que se destaca ao longo da temporada, é um deles. Ainda no início do segundo semestre, o time igualou o número de gols marcados em todo o ano de 2023 e está prestes a contar com reforços no setor
.
Com os dois gols na vitória sobre o Grêmio, o Cruzeiro chegou a 50 em 32 jogos na temporada, entre compromissos pelo Mineiro, Copa do Brasil, Conmebol Sul-Americana e Brasileirão. Em 2023, também balançou as redes por 50 vezes, mas em 52 partidas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/Z/l/GCzKV0Q02JmIaWidrg2g/53805190585-bb7a33bf86-k-1-.jpg)
Mantendo a média atual de gols – 1,5 por partida -, encerrará o ano com 93 gols marcados. Neste momento, o Cruzeiro está na primeira página da tabela dos melhores ataques do Brasileirão, com 21 gols marcados em 15 rodadas. Matheus Pereira é o artilheiro na competição, com cinco gols, seguido por Rafa Silva e Gabriel Veron, com três cada um.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/w/B/fBRQOZT9A33PUReHNrtQ/53846088204-92db19736e-k.jpg)
Além de ter bons números no setor, o Cruzeiro ganhará reforços importantes nas próximas semanas e rodadas do Brasileirão. No pacote, estão reforços contratados na atual janela e nomes que voltam a ficar disponíveis após passagem pelo departamento médico.
E, voltando de problemas físicos, estão exatamente os dois centroavantes do elenco: Rafa Silva e Dinenno. O argentino está em transição, após cirurgia no púbis, não joga há três meses e acumula cinco gols em 14 partidas. Rafa, por sua vez, sofreu lesão na coxa direita em junho e soma quatro gols em 16 jogos.
No mercado, o Cruzeiro buscou Kaio Jorge e Lautaro Díaz, ex Juventus e Del Valle, respectivamente. Ambos podem atuar como centroavante, atacante ou pela lateral de campo. O clube realizou investimento superior a R$ 40 milhões pela dupla, em valores fixos, além de quantia estabelecida por meta.
Quando os quatro jogadores estiverem disponíveis e virarem opção para Fernando Seabra, ele contará com 11 alternativas no setor ofensivo: Arthur Gomes, Arthur Viana, Gabriel Veron, João Pedro, Juan Dinenno, Kaio Jorge, Lautaro Díaz, Rafa Silva, Rafael Bilu e Robert.
"O clube trouxe novos jogadores e tenho certeza que seremos ainda mais fortes a partir dessas chegadas e do trabalho que está sendo feito neste momento. É importante vencer no Brasileirão, mas, principalmente, conseguir uma sequência de bons resultados pra podermos consolidar cada vez mais nossos acertos e o trabalho que evolui a cada jogo e está conquistando seus objetivos", destacou o meia Mateus Vital, que está retornando ao elenco, após se recuperar de lesão.
Excluindo os reforços, apenas Rafael Bilu ainda não entrou em campo na temporada. O jogador rompeu o Tendão de Aquiles em maio do ano passado. Entre os demais, Arthur Viana e Robert não balançaram as redes, sendo que o primeiro ainda está em transição da base para o profissional. Robert, por sua vez, contribuiu com uma assistência.
Dos nomes que compõem o ataque do atual elenco, o Cruzeiro não descarta a saída de Rafael Bilu, com contrato até o final deste ano, e o empréstimo de João Pedro para ter mais minutos. Formado na base e com vínculo renovado até o final de 2026. Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv