logo

23/9/2023 18:32

Cruzeiro celebra centenário do Estádio do Barro Preto, sua primeira casa na história

Cruzeiro celebra centenário do Estádio do Barro Preto, sua primeira casa na história

Cruzeiro celebra centenário do Estádio do Barro Preto, sua primeira casa na história

Inauguração do primeiro estádio da Raposa ocorreu há exatamente 100 anos atrás

23 2023 - 17h32
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Inauguração do Estádio do Barro Preto (ou Estádio JK) completa 100 anos hoje, a primeira casa do Cruzeiro (

Neste sábado (23), o Cruzeiro comemora os 100 anos da inauguração oficial do Estádio do Barro Preto, ou popularmente conhecido como 'Estádio JK'. O campo foi construído e concluído em 1923, nos primeiros anos de fundação do então Palestra Itália, e ficou marcado por ter sido a 'casa oficial' dos palestrinos, pelo menos até 1965, quando surgiu o Mineirão.

A inauguração ocorreu em uma partida amistosa, diante do Flamengo , que era o atual campeão carioca e foi convidado pela diretoria palestrina na época. O duelo ficou empatado em 3 a 3, com cerca de 4 mil presentes. Ninão (duas vezes) e Heitor marcaram para o Palestra Itália, enquanto Mário, Benevenuto e Agenor, fizeram os gols do Rubro-negro. Este foi o primeiro jogo interestadual da história do Cruzeiro.

Notícias relacionadas
Cruzeiro vence e vai à semifinal da Copa do Brasil Sub-20; Bahia também passa
Fluminense bate Cruzeiro e está de volta ao G4 do Brasileirão
Fluminense x Cruzeiro: onde assistir, arbitragem e escalações

Apesar desta partida ter sido marcada como o 'passo inicial' do Estádio do Barro Preto na época, não foi a primeira partida da Raposa no local. Antes disso, dois jogos já haviam ocorrido pelo Campeonato da Cidade de 1923 (atual Campeonato Mineiro), diante do Palmeiras -MG, no dia 1º de julho, e do Yale em 5 de agosto. O Palestra venceu ambas as partidas por 6 a 2 e 3 a 2, respectivamente.

Ao todo, segundo dados do Cruzeiropédia , foram 473 jogos realizados pelo Cruzeiro, sendo 289 vitórias, 93 empates e 91 derrotas. O campo também foi o palco da conquista de 11 estaduais, sendo oito destes referente ao antigo 'Campeonato da Cidade'. Além disso, houve um título em 1926 pela AMET (liga oposta à FMF na época), mas que hoje não é reconhecido oficialmente com Campeonato Mineiro pela Federação Mineira de Futebol.

Após a inauguração do Mineirão, o Cruzeiro não usou mais o estádio como seu palco oficial. O time, que já fazia uso do Estádio Independência, passou a sediar suas partidas no Gigante da Pampulha, e usou o Estádio JK para receber jogos mais aqui!

Compartilhar

366 visitas - Fonte: terra




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.